Respostas
Resposta:
Explicação:
Muito do que foi feito nas Universidades da Idade Média se refletem até hoje nas atuais Universidades.
A universidade na idade média primeiramente, sec XII,XIII era construída pela igreja e depois passou também a particulares. Há o caso também das escolas fundadas por Carlos Magno, século IX, que séculos mais tarde se tornariam universidades.
Os que faziam a universidade eram chamados de cléricos , pertencentes ou não a igreja. Numa sociedade em que a maioria da população era analfabeta saber ler e escrever não era para qualquer um. Eram frequentadas pelos que tinham dinheiro, participantes do clero e os comerciantes.
Havia muitos debates acirrados dentro das universidades e o pensamento era livre. O aluno tinha em formação inicial o trivium (gramática, retórica e lógica) e pelo quadrivium (aritmética, geometria, astronomia e música). Depois eram encaminhados para as artes liberais, donde podiam se dedicar a um ofício específico ou a teologia, medicina ou direito.
Parece que a universidade na Idade Média era formada por livres pensadores que se agarravam às suas teses e debatiam calorosamente sobre elas. Sentia-se o gosto de estudar, o prazer nos debates. Talvez porque não era condição alguma para se arrumar um emprego fazer uma faculdade e também porque era muito custoso se manter em uma universidade. Oxford e Cambridge são exemplos de universidades daquela época que perduram até hoje.
Quanto aos dias atuais, longe se vai o prazer no debate ou na criação de grupos de discussão. É muito mais fácil entrar em uma Universidade e quando isto se dá já se vai para a área específica sem passar por um período base para todos (isto no Brasil). Quando um aluno começa a se destacar, a debater com os professores, logo fica marcado pela turma e, ou tem que aguentar a barra ou parar de se destacar. Isso porque a grande maioria que vai fazer universidade está ali quase por obrigação e hoje sem ter uma faculdade fica difícil arrumar um emprego. As universidades brasileiras atualmente estão sucateadas e é durante as greves que as pessoas se unem. Talvez o espírito que se sentia nas universidades da Idade Média hoje possam ser sentidos em cursos de pós-graduação.