) O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade. No âmbito do Sinaes e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento. (INEP, Avaliação dos Cursos de Graduação, 2016) Sobre a avaliação dos cursos de graduação, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: a) A avaliação para autorização de um curso é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores in loco que verificam: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas da IES. b) A avaliação para reconhecimento ocorre quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, o corpo discente, o corpo técnico-administrativo e as instalações físicas. c) A avaliação para renovação de reconhecimento é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC), e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. d) As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas e se destinam a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica. e) A avaliação para autorização ocorre quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, o corpo discente, o técnico-administrativo e as instalações físicas.
Respostas
c) A avaliação para renovação de reconhecimento é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC), e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias.
De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) a avaliação deve ser realizada a cada três anos. Isto é, que os cursos superiores devem ter uma avaliação periódica.
Dessa forma, os cursos de ensino superior devem ser avaliados da seguinte forma:
Para autorização- Quando a instituição cria um novo curso e pede solicitação para o MEC.
Para reconhecimento- Ocorre quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metra.
Para renovação do conhecimento- Acontece a cada três anos. Os cursos que não fazem o Enade recebem visita in loco.
Abraços!
Resposta:
e)
A avaliação para autorização ocorre quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, o corpo discente, o técnico-administrativo e as instalações físicas.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
A autorização ocorre quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Já o reconhecimento ocorre quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, o corpo discente, o técnico-administrativo e as instalações físicas.