Ao longo da história da antropologia, a percepção da alteridade começa a ser construída como modelo explicativo, ainda que sob a lógica do Evolucionismo, grande marco teórico deste estudo.
Sobre o Evolucionismo, assinale a alternativa correta.
Respostas
O texto do enunciado da questão trata sobre os aspectos do evolucionismo que diz respeito a uma teoria que fala sobre a evolução das espécies ao longo do tempo.
Importante notar que há muitas teorias sobre o surgimento das espécies no mundo bem como se deu a sua conquista das terras, mares e ar.
Assim, a primeira que surgiu diz respeito ao criacionismo que acredita que um Deus superior criou tudo.
A ideia do evolucionismo diz respeito ao fato de que as espécies foram evoluindo ao longo do tempo.
espero ter ajudado!
Resposta:
e )
I, II, III.
Explicação:
I. Como via a diversidade a partir da noção de progresso e estágio de desenvolvimento das culturas e sociedades não-europeias (portanto, não-civilizadas), tornou-se o referencial a partir do qual as sociedades seriam comparadas.
II. O primeiro passo dos evolucionistas foi adotar um conceito de cultura que atendesse aos seus objetivos. Na obra A origem das culturas, o antropólogo inglês Edward Tylor elabora uma das definições de cultura mais aceitas ao longo de todo o século XIX, na qual cultura e civilização são quase sinônimos.
III. Essa definição trazia implícita a ideia de que todas as sociedades "primitivas" poderiam chegar à "civilização", mas, mais do que isso, que a sociedade do "eu" (a minha) seria mais importante e superior à sociedade do "outro". E isso foi devastador para vários povos.