Respostas
Resposta:
contribui para a manutenção do volume hídrico do sistema circulatório.
A vasopressina é produzida na hipófise posterior, sendo responsável pelo aumento da osmolaridade e pela diminuição da volemia. A diminuição no volume urinário produzida pela vasopressina é rápida; esse efeito se dá pelo aumento da permeabilidade à água nas células do ducto coletor.
Na ausência da vasopressina, essas células são normalmente impermeáveis à água de acordo com o gradiente osmótico encontrado na medula renal. A rede de efeitos que levam a uma alta concentração urinária existe essencialmente em função de um volume sanguíneo reduzido ou de uma concentração osmótica elevada.
A angiotensina II é um dos mais poderosos vasoconstritores produzidos no organismo. Além dos efeitos produzidos na musculatura lisa vascular, ela promove a contração de certas células (mesangiais) que compõem os glomérulos.
Em função de a GFR ser influenciada pela área superficial da membrana envolvida na filtração, a redução causada pelos efeitos da angiotensina II resulta numa diminuição da GFR e uma consequente diminuição na formação urinária. A angiotensina II também tem ação no aumento da resistência vascular renal e na diminuição da GFR.