diferentemente da língua portuguesa, de modalidade oral-auditiva, produzida pela fala (oralmente) e recepcionada pelos sons (auditiva), a libras é uma língua de modalidade visual-espacial. assinale a alternativa que não corresponde a características da modalidade visual-espacial da libras.
Respostas
A alternativa D) é a incorreta.
- a ) Utiliza a iconicidade no plano da expressão, a fim de produzir relações de semelhança visual entre os referentes e os sinais.
- b ) A forma de recepção da Libras é a visão.
- c ) Explora a gestualidade como um importante elemento de uso do espaço da sinalização.
- d ) Baseia-se na mímica para produzir signos visuais.
- e ) Faz uso do corpo, das mãos e de expressões faciais para produzir enunciados no espaço da sinalização.
A linguagem de sinais não é nem de longe uma simples mimica ou um jogo de gestos, e sim uma linguagem complexa, tão comunicativa quanto qualquer outra.
A linguagem de sinais se baseia em gestos, não em mimicas e imitações, que também podem ser usadas na comunicação com surdos/mudos, mas podem haver problemas com esse tipo de comunicação, já que não é um meio de comunicação claro.
Espero ter ajudado!
Resposta: Não corresponde
Baseia-se na mímica para produzir signos visuais.
Como a Libras faz uso do corpo, das mãos e de expressões faciais para produzir enunciados no espaço da sinalização, costuma ser confundida com a mímica ou com a gestualidade natural, próprias da comunicação de falantes de quaisquer línguas.
No entanto, gesto, gramática e processo de significação estão integrados na sinalização, determinando a organização interna da Libras, característica própria da modalidade visual-espacial.