Os dados do Censo do Ensino Superior, recentemente divulgados, mostram que, nos dois últimos quadriênios, a taxa deexpansão das matrículas no ensino superior superou largamente a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto. Alémdisso, superou também:• a taxa de crescimento populacional;• a taxa de crescimento da população jovem; e• a taxa de crescimento da Economia.Ainda conforme o último Censo, dentre os cursos da área de Saúde, o de Educação Física foi o que teve o maior número dematrículas (116.621) e o maior número de concluintes (14.560). Analise esses dados, apontando duas possíveis causas queexpliquem o quadro existente e duas prováveis conseqüências dessa situação para a inserção do formado em EducaçãoFísica no mundo do trabalho.
#ENADE
Respostas
Duas prováveis consequências: Emprego informal.
Devido ao elevado número de pessoas fazendo Educação Física, aumentou-se o emprego informal, visto que não existe emprego pra todo mundo, e consequentemente essa pessoa necessita trabalhar para viver.
Excesso de mão de obra- Como muitas pessoas formaram-se em Educação Física, existe um grande número de profissionais nos principais centros, e por isso, há um excesso de mão de obra.
Duas prováveis causas: Ideia de que o curso trará um corpo saudável- Muitas pessoas acabam fazendo Educação Física achando que é por meio dele que terá um corpo saudável. Sendo que ser saudável ou não, não tem relação com o curso.
Entendimento de que o ingresso no curso de Educação Física é fácil- Há pessoas que acreditam que o ingresso é fácil, porém cada curso tem um nivelamento, um conhecimento. Não tem como comparar exatas com humanas, por exemplo.
Abraços!