Respostas
O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 na usina nuclear Vladimir Illich Lenin, no norte da Ucrânia, que pertencia à União Soviética. É considerado o pior acidente nuclear da história, e também um dos grandes desastres ambientais.
Acidente de Chernobyl
O acidente de Chernobyl deveu-se a um mau desenho da central nuclear, que não dispunha de um recinto de contenção, somando-se os erros produzidos pelos seus operadores, que voluntariamente deixaram fora de serviço vários sistemas de segurança para realizar uma experiência, um sistema em que a formação era escassa e não existia um órgão regulador independente.
A catástrofe produziu uma nuvem de precipitação radioativa em centenas de milhares de quilômetros quadrados da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia.
Os efeitos radioativos da explosão representam cerca de 400 vezes mais poderosos do que a bomba lançada sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.
O governo evacuou cerca de 135.000 pessoas da área devido ao desastre de Chernobyl, criando uma zona de exclusão num raio de 30 quilômetros, e mais tarde seria aumentada para 4.143 quilômetros quadrados.
Nas duas primeiras décadas após a tragédia, estima-se que 4.000 pessoas morreram. Muitos moradores de áreas adjacentes à usina sofriam de câncer de tireoide, principalmente crianças de 0 a 14 anos.
Hoje Chernobyl é uma cidade abandonada.
Entenda mais sobre radiação em: https://brainly.com.br/tarefa/42764547
#SPJ2