• Matéria: ENEM
  • Autor: afbarbosa6517
  • Perguntado 7 anos atrás

[Colocação da questão]: Parece que há uma insanável contradiçãona afirmação de que, de uma parte, Deus conhece antecipadamentetodas as coisas e de que, de outra, subsiste alguma possibilidade deescolha pela nossa liberdade. De fato, se Deus (...),antecipadamente, conhece, desde a eternidade, não somente asações humanas, mas também os desígnios e vontades, não existe,então, liberdade de decisão, porque não pode existir algum outrofato ou algum outro querer, a não ser aquele do qual a divinaprovidência, imune a todo erro, já tenha tomado conhecimentoantecipadamente. Se as coisas podem orientar-se de modo diversodo previsto, não haverá presciência segura do futuro, mas, antes,uma opinião incerta, coisa que é ímpio atribuir a Deus.[Encaminhamento de resposta]: (...) Se é admissível um confrontoentre o presente divino e o presente humano, como os humanosvêem certas coisas em seu presente temporal, assim Deus vê todasas coisas em seu presente eterno. Portanto, esse conhecimentodivino não muda a natureza e as propriedades das coisas, e as vêante si mesmo tais como um dia existirão no tempo. Ele nãoconfunde as características distintivas das coisas, mas, com a visãode unidade de sua mente divina, distingue as que acontecerãonecessariamente e as que acontecerão sem necessidade. Assim,portanto, o olhar divino, distinguindo todas as coisas, não perturbaem nada a qualidade das coisas mesmas que, com relação a ele sãopresentes, enquanto, com relação às condições de temporalidade,são futuras.Severino Boécio. Consolatio Philosophiae (com adaptações).Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.I É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, entãoo homem não é livre.II É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece ofuturo.III Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquelecomo Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência.IV Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e,por isso, não há presciência divina.V Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, tambémaquelas que haverão de acontecer no tempo futuro.Estão certos apenas os itensA I e III.B I e IV.C II e IV.D II e V.E III e V.

#ENADE

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
1

E) III e V.

Considerando que existe uma insanável contradição na afirmação de que, de uma parte, Deus conhece, de forma antecipada, de todas as coisas. É preciso considerar também que se todas as coisas pudessem acontecer de forma diferente do que aquele como Deus as conhece, sendo que Ele teria opinião e não a ciência.

Além disso, na eternidade divina, todas as coisas se encontram presentes, assim como, aqueles que irão ocorrer em um tempo futuro.

Bons estudos!

Perguntas similares