• Matéria: ENEM
  • Autor: JulianaBraga216
  • Perguntado 7 anos atrás

O nome ‘singular’ é tomado como tudo aquilo que é umúnico e não muitos, e não é destinado a ser signo de muitas coisas.E, tomando ‘singular’ assim, nenhum universal é singular, porquequalquer universal é destinado a ser signo de muitas coisas edestinado a ser predicado de muitas coisas. O universal é umaintenção da alma, destinada a ser predicado de muitas coisas. Poistodo universal, segundo todos, é predicável de muitas coisas; massomente a intenção da alma ou o signo voluntariamente instituídoé destinado a ser predicado, e não substância alguma; logo,somente a intenção da alma ou o signo voluntariamente instituídoé universal.Guilherme de Ockham. Lógica dos termos (com adaptações).Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.I O nome ‘singular’ é uma realidade extramental, que não ésigno de muitos.II "intenção da alma" é o desejo que alguém tem de fazer o bemou o mal.III O universal só existe na mente, não nas coisas.IV O universal é algo que possui um certo tipo de existência nascoisas.V O indivíduo participa do universal, pois diz-se que Sócratesé homem e que Platão também é homem.Estão certos apenas os itensA I e III.B I e V.C II e IV.D II e V.E III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
1

A - I e III.

O nome “singular” corresponde a tudo aquilo que é um único e não muitos, não sendo destinado a ser signo de muitas coisas. De forma que nenhum universal é singular, visto que qualquer universal se destina a ser signo de diversas coisas.

Sendo preciso destacar que o nome “singular” consiste em uma realidade extramental, que não é signo de muitos. Em que o universo apenas existe na mente do indivíduo e não nas coisas materiais.

Bons estudos!


danielschiochett: Essa questão é problemática devido às aspas. Dizer que um nome singular corresponde a algo único e, portanto, não diz respeito a (não é signo de) muitas coisas, faz sentido. Mas dizer que o nome "singular" (O NOME "SINGULAR") é algo particular, não faz sentido. O nome "singular" (enquanto nome!) diz respeito a todas realidades singulares e, por isso, é signo de muitos. Essas aspas são extremamente problemáticas.
Perguntas similares