• Matéria: ENEM
  • Autor: grazielialvesdo3421
  • Perguntado 7 anos atrás

As reformas religiosas ocorridas na Europa no séculoXVI, a protestante e a católica, procuraram responder eapaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvaçãoda alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?(A) O protestantismo formulou a teoria da justificaçãopelos atos e o catolicismo reafirmou a crença nopoder das indulgências papais.(B) O catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão e o protestantismo elaborou adoutrina da salvação pela mortificação do corpo.(C) O protestantismo considerava a Igreja necessária narelação do fiel com Deus e o catolicismo incorporouo princípio da livre interpretação da Bíblia.(D) O catolicismo reconheceu que o pecado não eraempecilho à salvação e o protestantismo uniu graçadivina e acumulação de capital.(E) O protestantismo postulou o princípio da salvaçãopela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou aeficácia de sacramentos como a confissão.

#ENADE

Respostas

respondido por: brendaisis
10

Letra e.

Segundo o catolicismo, a salvação do indivíduo estava diretamente relacionada com a realização dos sacramentos católicos, e não existia fora desta. Assim, as indulgências ainda eram consideradas elementos determinantes diante de tal contexto.

Já para o protestantismo, a interpretação acerca da fé era diferenciada, onde a fé, bem como a salvação por meio desta, compreendia o caminho mais adequado.

respondido por: hotencia
2

Resposta:

O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.

Explicação: resposta correta do desafio nota máxima

Perguntas similares