o gráfico a seguir foi obtido em uma experiência realizada por um grupo de alunos que mediu a temperatura de graus celsius e os correspondentes volumes de litros de duas amostras de hidrogênio mantidas a pressão atmosférica normal.
A) as retas que continuam como linhas tracejadas à esquerda de óleo da origem do eixo de convergem para um ponto Quais são as coordenadas t e v destes pontos? Justifique sua resposta.
b) qual seria o volume dessas amostras se elas fossem aquecidas a 200 graus Celsius?
Respostas
Esta tarefa trata-se de uma transformação isobárica.
Na transformação isobárica dos gases, a pressão permanece constante e o volume aumenta ou diminui proporcionalmente à variação da temperatura. Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante.
Infelizmente as alternativas não foram dispostas, todavia, é possível responder a questão com base no que foi dito. O desenvolvimento dessa questão parece ser linear, ou seja, para um determinado nível de temperatura, temos um volume diferente do líquido.
Assim, basta observarmos no gráfico qual a temperatura em 200 graus célsius. Se essa temperatura não tiver no gráfico, basta fazer uma regra de três com temperaturas e volumes já existentes no gráfico, sobrando como variável da regra de três, apenas o volume a ser encontrado na temperatura de 200 graus.