Respostas
Resposta:
MENU
Página Inicial > Temas de Redação > O avanço do agronegócio e os reflexos no meio ambiente
Título da Redação:
Um Mundo Sustentável Para o Futuro
Proposta: O avanço do agronegócio e os reflexos no meio ambiente
Redação enviada há mais de 3 anos por Arya
O agronegócio no Brasil é uma das principais fontes do giro econômico, porém, fica em evidência a grande destruição do meio ambiente que ele causa. As novas tecnologias na agricultura trazidas pelo agronegócio foram precedidas pela Revolução Industrial (1750) com o objetivo de mecanizar o trabalho feito pelo homem, todavia, o agronegócio acarretou sérios problemas para o meio ambiente.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cita que até 2050 a população mundial chegará a 9,3 bilhões de pessoas, isso significa que a produção de alimentos deverá somar em 70% a mais para alimentar a todos. Além disso, a era do capitalismo que ficou gradativamente forte fez com que a sociedade torna-se fortemente consumista, desse modo, produzindo cada vez mais lixo. Entretanto, para progredir a produção agrícola brasileira, portanto, é preciso respeitar e cultivar práticas sustentáveis, já que, o Brasil está na 3ª posição dos maiores exportadores de alimento do mundo.
Fica evidente, entretanto, que são inúmeros e grandes os impactos ambientais que o agronegócio causa, já que, o avanço dele é impulsionado crescentemente pela ambição por lucros maiores e nenhuma preocupação com o meio-ambiente. Dentre os inúmeros motivos que causam os problemas ambientais estão: desmatamento, queimadas, uso de defensivos agrícolas, empobrecimento do solo, proliferação de pregas, desequilíbrio ecológico e contaminação das águas, pois, dessa forma esses fatores geram problemas irreversíveis e insustentáveis.
De acordo com os fatos citados sobre o agronegócio e seus reflexos ambientais fica evidente a grande destruição que ele causa, portanto, é necessário a criação de projetos sustentáveis de pesquisas idealizadas pelo Governo Federal e implementados nas escolas e instituições particulares e federais de ensino superior, dessa forma conscientizando e ensinando os estudantes. Ainda, o Ministério da Agricultura e Meio Ambiente devem reforçar a fiscalização da utilização dos recursos naturais e, também, investir e valorizar a agricultura familiar que não agride de forma tão severa o meio-ambiente. Além disso, implementar através de projetos Estaduais o reflorestamento de árvores nativas e a preservação do solo e água, assim, cuidando do meio-ambiente para as futuras gerações.