Mas a "verdade", da qual nossos professores tanto falam, parece ser seguramente uma coisa bem mais modesta, da qual nãose pode recear nada de desordenado ou excêntrico: ela é uma criatura de humor fácil e benevolente, que não se cansa deassegurar a todos os poderes estabelecidos que ela não quer criar aborrecimentos a ninguém; pois, afinal de contas, não setrata aqui apenas de "ciência pura"?.(NIETZSCHE, F. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003, p.151).Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, faz uma crítica irônica a uma concepção naturalizada e abstrata da ciência e daverdade. Pensando na relação de um professor com o conhecimento, qual das seguintes afirmações acerca da atuação doprofessor dá sentido à crítica do autor?(A) Convencer os seus alunos a consolidar o saber científico.(B) Preservar os fundamentos das pesquisas já feitas na escola.(C) Ser um bom transmissor dos saberes instituídos cientificamente.(D) Colocar em questão a normalidade dos conhecimentos escolares.(E) Transmitir verdades que ampliem os conhecimentos estabelecidos.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Essa questão foi ANULADA DO ENADE 2005 PEDAGOGIA.
A questão busca indicar a critica do autor do texto em relação ao professor e o conhecimento e de como eles re relacionam, mas nenhuma alternativa traz essa resposta.
Isso porque as alternativas trazem respostas muito palpaveis para questão, sendo que ela fala apenas que a ciência é algo que é o que é, podendo ser refutando sempre que surgem novas hipóteses e novos conhecimentos, não sendo papel do professor: preservar os fundamentos da escola, convencer alunos, ser unicamente um bom transmissor de saberes, nem é responsável por discutir a normalidade do conhecimento, já que nada é verdade absoluta.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás