• Matéria: ENEM
  • Autor: nilzaferreiraar5502
  • Perguntado 7 anos atrás

A cafeína, que é um alcalóide presente nas folhas de chá preto, pode ser isolada através de um processo que envolve duasextrações. Na primeira etapa, as folhas de chá preto são extraídas com solução aquosa de Na2CO3, com o objetivo de hidrolisaro conjugado cafeína-tanino presente no substrato. Nesta reação, o tanino passível de hidrólise gera glicose e sal de ácido gálico.Na segunda etapa, é feita uma extração líquido-líquido do meio reacional com diclorometano. Abaixo estão apresentadas asespécies de interesse.A respeito dos processos de extração descritos acima, tem-se que(A) a extração sólido-líquido deve ser efetuada a frio, de modo a evitar a decomposição da cafeína.(B) a extração com diclorometano remove a cafeína e o sal de ácido gálico.(C) o Na2CO3 favorecea transferência da glicose para a fase orgânica, através de um processo de salting out.(D) a cafeína é extraída para a fase orgânica sob a forma protonada.(E) o coeficiente de distribuição da cafeína no sistema água-diclorometano é maior que 1.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: Danas
2

A alternativa E) é a correta.

De acordo com os processos de extração descritos, temos que o coeficiente de distribuição da cafeína no sistema água-diclorometano é maior que 1.

O coeficiente de distribuição é basicamente uma relação que é formada entre a substância soluta e o solvente que o está diluindo, tendo também o envolvimento de um solvente orgânico.

O coeficiente de distribuição abaixo de 0 é baixo, e torna a diluição mais difícil, e acima de 1, se torna mais fácil do que normalmente seria.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares