Pierre Bourdieu analisou, em sua obra A Distinção, a manifestação do gosto dos indivíduos conforme suas posiçõesna estratificação da sociedade francesa. A tabela acima resume uma parte dos achados da pesquisa de Bourdieu.Considerando a tabela apresentada e as ideias de Bourdieu acerca do gosto dos indivíduos, analise as afirmações abaixo.I. As opções de gosto não variam em relação às classes, o que se explica pelo habitus, ou seja, as preferênciasfazem parte das disposições incorporadas socialmente.II. As preferências variam de acordo com a posição dos indivíduos na estratificação social, o que reflete a ação docapital simbólico, que homogeneiza a sociedade ao instituir padrões massificados de consumo.III. As opções de gosto variam em relação às classes, já que o consumo dos bens envolve mecanismos de distinçãoe disputas pela legitimidade intra e entre as classes.IV. As preferências variam conforme o posicionamento de classe, pois envolvem habitus diferenciados e lutassimbólicas que unem ou distanciam agentes conforme seus estilos de vida.É correto apenas o que se afirma emA I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. E III e IV.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
A alternativa C está correta.
Para Bourdieu , Habitus se baseia em um conjunto de fatores que separam as atividades humanas de suas ações, bens entre outros elementos.
O habitus é a forma que o homem realiza suas atividades, como escutar, se vestir, se alimentar por exemplo, podendo ser diferente para cada indivíduo, pois um comportamento nem sempre é distinto para um, podendo ser vulgar para outro.
É importante entender que a formação dos grupos se dá a partir da comunicação e da linguagem, ou seja, a partir de elementos que são comuns entre os pertencentes desse mesmo grupo, por isso o habitus se relaciona com as atividades e quando um grupo está em igualdade seus membros interpretarão corretamente cada sinal.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás