A cultura legítima, referendada pelos exames ediplomas, vem a ser aquela pertencente às classesprivilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, deoperários, de empregados ou de pequenos comerciantes,a cultura escolar é aculturaçãoNo fragmento acima, Bourdieu e PasseronA ressaltam a centralidade e importância da cultura nasociedade contemporânea.B utilizam o conceito de aculturação como sinônimo doconceito de socialização.C enfatizam a importância da instituição escolar,que, com seus exames e diplomas, contribui para amanutenção da cultura.D apontam para o fato de que a cultura legítima deuma sociedade é aquela que tem origem nas classespopulares, especialmente entre os não escolarizados.E sinalizam que, em uma mesma sociedade, existemdiversas culturas, que são desigualmente valoradasem função dos recortes de classe social.
#ENADE
Respostas
Letra E.
Basicamente, os autores reforçam a ideia de uma seleção cultural que é baseada de acordo com a classe social do indivíduo. Nessa direção, os autores expõem que as classes mais privilegiadas acabam impondo os seus hábitos e costumes (elementos da Cultura) sobre o restante da sociedade.
Portanto, na visão de Bourdieu e Passeron, os elementos formadores da Cultura possuem mais peso quando são oriundos das parcelas mais nobres da sociedade.
Força e Honra!
Resposta:
Sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
Explicação:
Independentemente da ordem da resposta, a reposta certa é só uma.
No fragmento acima, Bourdieu e Passeron,
Ícone representando resposta correta
a) sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
b) ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
c) apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
d) enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas.