Concedei, Senhor, que eu perfeitamente saiba seprimeiro Vos deva invocar ou louvar, se, primeiro, Vosdeva conhecer ou invocar. E como invocarei o meu Deus– meu Deus e meu Senhor –, se, ao invocá-l’O, O invocosem dúvida dentro de mim? E que lugar há em mim, paraonde venha o meu Deus, para onde possa descer o Deusque fez o céu e a terra? Pois será possível – Senhor meuDeus – que se oculte em mim alguma coisa que Vos possaconter? É verdade que o céu e a terra que criastes e nomeio dos quais me criastes, Vos encerram?O texto agostiniano citado apresenta o seguinte problema.A A busca de Deus se volta para a interioridade dohomem, mas apenas de modo metafórico, pois éimpossível o limitado conter o ilimitado.B Sua condição de cristão e pecador gera angústiassobre o seu destino e seu distanciamento do Criador,donde a impossibilidade de alcançá-l’O.C O problema filosófico consiste em buscar o Criador apartir das coisas exteriores, do céu e da terra, paradepois chegar ao homem.D A aproximação ao Criador implica busca, peregrinaçãopara os lugares onde sua manifestação é mais palpávele perceptível.E A busca de Deus, que se confunde com a busca daverdade, é um voltar-se para si mesmo, num duplomovimento de chamamento e procura.
#ENADE
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A alternativa E está correta.
Agostinho, baseou grande parte de suas teorias no platonismo e neoplatonismo, sendo Agostinho muito importante para o batismo do pensamento grego e a sua entrada na tradição cristã.
A filosofia medieval era composta por duas correntes filosóficas.
A primeira estava diretamente relacionada aos ideais da igreja, como na escola patrística, influenciada pela religião, ou seja, ela se baseava na propagação dos conhecimentos cristãos.
Além disso, a filosofia escolástica, ainda estava atrelada a igreja porém unindo os ideais cristãos ao pensamento científico.
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