• Matéria: ENEM
  • Autor: gilduccini571
  • Perguntado 7 anos atrás

Até agora se supôs que todo o nosso conhecimento tinhaque se regular pelos objetos; porém, com esta hipótese,fracassaram todas as tentativas de se estabelecer,mediante conceitos, algum juízo a priori sobre os objetos,o que teria ampliado nosso conhecimento. Tentemos ver,pois, se não teremos mais sucesso com os problemasda metafísica, supondo que os objetos devam regular-sepelo nosso conhecimento, o que já concorda melhor coma requerida possibilidade de um conhecimento a prioridos objetos, que deva estabelecer algo sobre os mesmosantes que nos sejam dados. O mesmo ocorreu com aprimeira ideia de Copérnico, o qual, percebendo que nãoconseguiria explicar os movimentos do céu, admitindose que todo o exército de astros girava em torno doexpectador, julgou que obteria mais sucesso se fizesseo próprio espectador mover-se em torno dos astros,deixando estes em paz. (Prefácio à segunda edição daCrítica da Razão Pura, B XVI-XVII).Nessa famosa passagem, Kant apresenta sua propostade uma "revolução copernicana" na Metafísica, a qualserá elaborada e demonstrada ao longo do Tratado.Nesse contexto, analise as afirmações que se seguem.I. Kant vai mostrar que a experiência é constituídainteiramente pela Razão.II. Kant pretende mostrar que, embora todo nossoconhecimento comece com a experiência, nemtodo ele se origina dela, pois, embora a matériado fenômeno seja empírica, a sua forma é a prioridada e organizada objetivamente pela mente, pormeio de elementos puros a priori da Sensibilidadee do Entendimento.III. Kant irá mostrar que, embora a forma dosfenômenos seja dada empiricamente, todosos fenômenos estão regrados a priori pelasCategorias puras a priori do Entendimento.IV. Kant vai mostrar que Espaço e Tempo não sãopropriedades ou relações das coisas em simesmas, mas são apenas formas puras a priori doEntendimento.V. Segundo Kant, há na Sensibilidade um conjunto deCategorias puras a priori, que fornecem princípiossintéticos a priori, os quais estruturam objetivamentetodos os fenômenos espaço-temporais.É correto apenas o que se afirma emA II.B I e III.C II e III.D IV e V.E I, IV e V.

#ENADE

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
22

I é falsa, já que  a Experiência depende, mesmo para Kant, dos sentidos, e é antes algo que fornece informações à Razão.

II é verdadeira, já que há uma série de conhecimentos (como a lógica e a matemática, por exemplo, mas segundo Kant também a moral) que não dependem da experiência.

III é falsa, já que nem todos os fenômenos são de natureza empírica.

IV é falsa. Kant concebe espaço e tempo como categorias ou formas do entendimento, sendo algo que está em nós, e não nas coisas.

V é falsa, pois estas categorias puras fazem parte do Entendimento, e não da Sensibilidade.

É correta a alternativa A.

respondido por: Mstephan
0

A afirmativa correta é a alternativa A, pois a afirmativa II está correta a respeito da Sensibilidade e Entendimento na visão de Kant.

Esta questão fala de pontos filosóficos na interpretação do pensamento de Kant.

Immanuel Kant, foi um filósofo alemã que fundou a Filosofia Crítica, sendo muito considerado na filosofia moderna.

Então de acordo com as afirmativas, podemos dizer que:

A afirmativa I está incorreta, pois  experiência não constitui somente a razão e sim é dependente da experiência humana e seus sentidos, que juntas dão ideias a respeito da razão.

A afirmativa II está correta, pois nem todo conhecimento origina na experiência e sim é um conjunto de elementos originados da sensibilidade e do Entendimento.

A afirmativa III está incorreta, pois a natureza empírica não envolve todos os fenômenos, existem outros fenômenos responsáveis.

A afirmativa IV  está incorreta, pois Kant compreende que a forma de entendimento não está nas coisas e sim em nós.

A afirmativa V está incorreta, pois a afirmativa descrita está sobre o o Entendimento.

Estude mais em :

https://brainly.com.br/tarefa/20622112

Anexos:
Perguntas similares