• Matéria: ENEM
  • Autor: janisdejulho2688
  • Perguntado 7 anos atrás

Wittgenstein emprega a estratégia de interpelar asformas de vida através de situações regionais teoricamenteorganizadas: os jogos de linguagem. A descrição gramaticaldos usos incide, exclusivamente, sobre aspectos dasformas de vida em que diferentes práticas estão envolvidascom a linguagem; a linguagem é uma parte apenas, masdeterminante dessas situações teoricamente organizadasCom base no texto e nos conhecimentos sobreWittgenstein, avalie as afirmações que se seguem acercada linguagem em Wittgenstein.I. Procede a substituição de formas a priori porformas de vida convencionais e instáveis.II. Mantém a dimensão transcendental kantiana comopossibilidade de fundamentação da significação.III. Assegura a explicação da semântica com baseno uso da linguagem na variabilidade das formasde vida.IV. Consubstancia a perenidade da semântica, emseu caráter ontológico, com base na pragmática.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: elamambretti
0

Sobre Wittgenstein:

É correto apenas o que se afirma em: C. I e III.

I. CORRETO. Procede a substituição de formas a priori por formas de vida convencionais e instáveis.

II. INCORRETO. Mantém a dimensão transcendental kantiana como possibilidade de fundamentação da significação.

Para Wittgenstein, o mundo "é a totalidade de fatos, não de coisas". É a linguagem que constrói nosso senso de mundo, nosso meio e nossas experiências. O que não podemos dizer não podemos conhecer: "sobre o que não conseguimos falar, devemos silenciar".

III. CORRETO. Assegura a explicação da semântica com base no uso da linguagem na variabilidade das formas de vida.

IV. INCORRETO. Consubstancia a perenidade da semântica, em seu caráter ontológico, com base na pragmática.

Wittgenstein não une a eternidade de conceitos linguísticos, como regras ou leis práticas definitivas. Para ele, conceitos como "ser" e "verdade", são meramente confusões que surgem a partir da tentativa equivocada de descobrir a "realidade" que ele supostamente "representa".

Bons estudos!

Perguntas similares