• Matéria: ENEM
  • Autor: JoonathanSalles1669
  • Perguntado 7 anos atrás

No início do século XVI, a crise da Igreja tornavase mais aguda, culminando com uma ruptura, a qualconvencionou-se chamar de Reforma. Em relação a isso,Jean Delumeau afirma: com efeito, a principal fraquezada Igreja não estava nos abusos financeiros da cúriaromana, nem no estilo de vida, por vezes escandaloso,(...) Residia, sim, na muito deficiente instrução religiosae na insuficiente formação dos pastores de almas (...)A Reforma nasceu, provavelmente, deste profundodesnível entre a mediocridade da oferta e a veemênciainusitada da procuraA respeito desse capítulo da história ocidental, é corretoafirmar queA a imprensa criada por Gutemberg alguns anos antesda Reforma estava fortemente vinculada à Igreja,dificultando a divulgação e expansão do ideárioreformador, mantendo, dessa forma, o desnível aoqual se refere Delumeau.B a forma como a Igreja administrava a religião nãoatendia a demanda por bens simbólicos da burguesiaem ascensão, mas apenas do povo simples,majoritariamente camponeses.C a venda de indulgências, o estilo de vida do alto clero,o comércio de relíquias, o clero absenteísta e a práticada simonia agravavam a crise da Igreja e o desnívelmencionado por Delumeau.D os reformadores se empenharam em proporcionarsólida educação, mas que só era acessível a jovensoriundos da classe abastada.E a crise e o desnível entre oferta e procura eram maisagudos na periferia do que no centro (Roma).

#ENADE

Respostas

respondido por: ferretti
5

A Reforma Protestante é uma marca da história moderna, é caracteriza-se por ter revolucionado o mundo, tanto em termos religiosos, quanto linguísticos, teológicos, científicos e sociais. Veja:

A a imprensa criada por Gutemberg alguns anos antes da Reforma estava fortemente vinculada à Igreja,dificultando a divulgação e expansão do ideário reformador, mantendo, dessa forma, o desnível ao qual se refere Delumeau.

Falso. A imprensa foi rapidamente apropriada pelos reformadores para que, através dela, os princípios novos fossem divulgados para o maior número de indivíduos.

B a forma como a Igreja administrava a religião não atendia a demanda por bens simbólicos da burguesia em ascensão, mas apenas do povo simples,majoritariamente camponeses.

Falso. A Igreja atraia a atenção de burgueses e populares, mas haviam questionamentos surgindo que colocavam em cheque todo o poderio desmedido exercido pela Igreja.

C a venda de indulgências, o estilo de vida do alto clero,o comércio de relíquias, o clero absenteísta e a prática da simonia agravavam a crise da Igreja e o desnível mencionado por Delumeau.

Correto. Delumeau faz uma análise densa do processo de ascensão dos princípios reformados, indicando que as falhas morais da Igreja católica deram espaço para críticas que passaram dos limites internos e se transformaram em grandes obstáculos para a manutenção da hegemonia.

D os reformadores se empenharam em proporcionar sólida educação, mas que só era acessível a jovens oriundos da classe abastada.

Falso. Os reformadores procuravam educar a todos, já que ler e interpretar a Bíblia era uma tarefa que, agora, deveria ser realizada por cada ser humano.

E a crise e o desnível entre oferta e procura eram mais agudos na periferia do que no centro (Roma).

Falso. Essa questão não é relevante para o tema que estamos a discutir.

Saiba mais sobre a Reforma:

https://brainly.com.br/tarefa/18090782

Perguntas similares