• Matéria: ENEM
  • Autor: JosucaTG5328
  • Perguntado 7 anos atrás

Raramente, na história, se encontraram duas personalidades tão contrastantes. Foi o encontro entre um homemque tinha tudo e um homem que nada tinha. Um imperador comparado com o sol, cujo rosto seus súditos não podiamcontemplar, e detentor do título de Tlatoani, que quer dizer ‘o da grande voz’, e um soldado com nenhum maior tesourodo que sua astúcia e sua vontade. Montezuma era governado pela fatalidade: os deuses tinham voltado; e Cortés, pelavontade, alcançaria seus objetivos contra todas as desvantagensA partir dos acontecimentos que são evocados pela imagem e pelo texto, analise as seguintes afirmações.I. A historiografia que valoriza elementos culturais e simbólicos em sua análise tem tratado a Noite Triste comouma batalha de insurreição encabeçada por Cuauhtémoc, que expulsou os Espanhóis de Tenochtitlan após osAstecas terem compreendido que eles não eram deuses, mas invasores que podiam ser derrotados.II. A historiografia que cunhou a chamada "visão dos vencidos" descreveu a conquista da América como resultadoda crueldade e da ganância que detiveram o crescimento de civilizações jovens e criativas, tendo deixado umlegado de tristeza.III. A historiografia cultural interpreta a figura de Malinche como uma deusa pós-conquista, que traduz a civilizaçãomultirracial, uma representação que mescla sexualidade com formas de expressão e evoca simbolicamentea maternidade da primeira criança mestiça, pois a mestiçagem é um forte elo que reúne os descendentes deíndios, europeus e africanos.IV. Bartholomé de Las Casas escreveu a mais importante obra da chamada "visão dos vencidos" e, embora fosseum religioso ligado à Igreja Católica Romana, foi capaz de renovar os métodos historiográficos.V. É comum, nas várias correntes historiográficas, o argumento de que o mundo indígena, tal como fora antesda chegada do conquistador, desapareceu; suas manifestações simbólicas, seus ídolos e seus tesouros foramenterrados e esquecidos em favor da Igreja Barroca dos cristãos e dos Palácios do Vice-Reinado, mas épossível identificar "os murmúrios dos conquistados sob a linguagem dos conquistadores".É correto apenas o que se afirma emA I, II e IV.B I, II e V.C I, III e V.D II, III e IV.E III, IV e V.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: ferretti
6

A historiografia sobre a História da América Latina é bastante diversa. Em geral, podemos ver, no entanto, uma ênfase na luta pela independência dos povos. Veja mais:

I. A historiografia que valoriza elementos culturais e simbólicos em sua análise tem tratado a Noite Triste como uma batalha de insurreição encabeçada por Cuauhtémoc, que expulsou os Espanhóis de Tenochtitlan após os Astecas terem compreendido que eles não eram deuses, mas invasores que podiam ser derrotados.

Correto. A historiografia de viés cultural entende que, na Noite Triste, ocorreu um levante liderado por Cuauhtémoc. Este levante teria sido, para esta  vertente, responsável por obrigar a retirada dos espanhóis da grande cidade asteca de Tenochtitlan.

II. A historiografia que cunhou a chamada "visão dos vencidos" descreveu a conquista da América como resultado da crueldade e da ganância que detiveram o crescimento de civilizações jovens e criativas, tendo deixado um legado de tristeza.

Correto. Essa leitura historiográfica acaba motivando uma visão de inferiorização sobre os povos latinos. Assim, entendem alguns destes historiadores, que os indígenas não tiveram papel ativo quando da chegada dos europeus, mas que foram submetidos desde o início pela força.

III. A historiografia cultural interpreta a figura de Malinche como uma deusa pós-conquista, que traduz a civilização multirracial, uma representação que mescla sexualidade com formas de expressão e evoca simbolicamente a maternidade da primeira criança mestiça, pois a mestiçagem é um forte elo que reúne os descendentes de índios, europeus e africanos.

Falso. Malinche não é vista com bons olhos por historiadores culturais, principalmente por seu papel na conquista europeia da América.

IV. Bartholomé de Las Casas escreveu a mais importante obra da chamada "visão dos vencidos" e, embora fosse um religioso ligado à Igreja Católica Romana, foi capaz de renovar os métodos historiográficos.

Falso. Bartholomé não renovou métodos historiográficos, mas narrou de maneira distinta a ocupação europeia das Américas.

V. É comum, nas várias correntes historiográficas, o argumento de que o mundo indígena, tal como fora antes da chegada do conquistador, desapareceu; suas manifestações simbólicas, seus ídolos e seus tesouros foram enterrados e esquecidos em favor da Igreja Barroca dos cristãos e dos Palácios do Vice-Reinado, mas é possível identificar "os murmúrios dos conquistados sob a linguagem dos conquistadores"

Correto. Essa visão, que entende como acabada toda a herança indígena, é limitada. Isso porque não considera a importância de certas permanências e continuidades das culturas ancestrais, expressas mesmos nos momentos de conquista.

Saiba mais sobre civilizações antigas:

https://brainly.com.br/tarefa/14068570

Perguntas similares