O alemão Erich Paul Remark (1898-1970), que lutou nalinha de frente na Primeira Guerra Mundial, publicou, em1929, sob o pseudônimo de Erich Maria Remarque, umromance de grande repercussão, intitulado Nada de novono front. Em uma passagem do livro, o narrador afirma:Os professores deveriam ter sido para nós osintermediários, os guias para o mundo da maturidade,para o mundo do trabalho, do dever, da cultura e doprogresso, e para o futuro. Às vezes, zombávamos delese lhes pregávamos peças, mas, no fundo, acreditávamosneles. À ideia de autoridade da qual eram os portadores,juntou-se em nossos pensamentos uma compreensão euma sabedoria mais humana. Mas o primeiro morto quevimos destruiu esta convicção. Tivemos de reconhecerque a nossa geração era mais honesta do que a deles;só nos venciam no palavrório e na habilidade. O primeirobombardeio nos mostrou nosso erro, e debaixo dele ruiutoda a concepção do mundo que nos tinham ensinado.Estudando a Primeira Guerra Mundial e deparando-se coma passagem acima, que se reporta ao choque produzidonas relações entre as gerações, o historiador sintonizadocom o debate atual pode formular importantes indagaçõessobre o uso dessa fonte de pesquisa. Nesse caso, seriacorreto ele concluir queA a fonte tem a sua validade comprometida por ter sidoelaborada em época posterior aos eventos descritos,devendo, por isso, ser confrontada cuidadosamentecom outras fontes.B o testemunho, uma vez que escapa às estratégiasde "imaginação controlada" adotada peloshistoriadores, conserva um interesse restrito aodomínio da história literária.C o depoimento é representativo para os historiadores namedida em que está perpassado pelas idiossincrasiase motivações de seu autor, o que torna a fonte preciosapara a micro-história.D esse tipo de fonte retrata os acontecimentoscom precisão, uma vez que a testemunha estevepessoalmente no campo de batalha e guardou namemória os acontecimentos vividos.E o testemunho, sujeito às influências do seu contextoe à liberdade literária, pode esclarecer aspectosimportantes sobre a sociedade e a época em quefoi escrito.
#ENADE
Respostas
O historiador poderia criar um debate sobre o tema e concluir da maneira descrita na LETRA E.
O trecho extraído nos mostra um testemunho e também a percepção do autor do testemunho, olhando e analisando um fato vivido, presenciado por ele. O historiador apresentando o mesmo fato, poderia comparar os fatos que vemos ocorrendo no cotidiano com a visão passada no texto e em cima disso, estabelecer a conclusão dada na letra E.
Mostrando a influencia da sociedade e e da história no texto, e como o contexto em que vivemos, influencia a nossa forma de escrever, assim como influenciou a liberdade literária do escritor do texto, para escrever um texto do tipo.
Resposta:
O testemunho, sujeito às influências do seu contexto e à liberdade literária, pode esclarecer aspectos importantes sobre a sociedade e a época em que foi escrito.
Explicação: