• Matéria: ENEM
  • Autor: ByancaBarboza1662
  • Perguntado 7 anos atrás

Estar no espaço lúdico com outras crianças é umprimeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunoscom limitações de movimento conseguem observar asações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar podese restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pelaincoordenação na manipulação dos objetos ou pela faltade um sistema de comunicação e linguagemNesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectivada mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizarI. o uso de situações-problema desafiadoras quecoloquem o aluno, de forma contextualizada, ematividade.II. a organização do planejamento didático deforma que o aluno possa aprender por meio deobservação e imitação.III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo ematividade, incentivando a conscientização sobresua aprendizagem.IV. a organização do currículo e de recursos quepossibilitem o acesso do aluno aos objetos deconhecimento lúdicos e desafiadores.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D I, III e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa D está correta.

Dentro desse contexto, o ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.

Por isso, a brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico.

Por fim, é importante que a mediadora do ato de brincar seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.

Perguntas similares