A racionalização nas obras de construção civil esta relacionada também à segurança da obra e dos que nela trabalham.Nesse sentido, a Norma Regulamentadora – NR 18 estabelece diretrizes que objetivam a implementação de medidasde controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho daindústria da construção. Considerando a referida norma, no que tange a escavações, fundações e desmonte de rochas,analise as asserções a seguir.Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida pormeio de estruturas dimensionadas para este fim. Mesmo assim, as escavações com mais de 1,25 m de profundidadedevem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalhoPORQUEem casos de emergência, as escadas ou as rampas permitem a saída rápida dos trabalhadores.Avaliando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.E As duas asserções são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
2
Alternativa A) e a correta. As duas afirmacoes sao corretas e a afirmacao 2 e uma justificativa da primeira.
Os taludes instaveis das escavacoes com mais de 1,25 m sao protegidos, ou seja, devem ter sua estabilidade garantida para a seguranca no canteiro de obras.
Ainda assim, devem possuir rampas ou escadas proximas as areas de trabalho, pois caso haja algum acidente, os mesmos possam evacuar a area rapidamente.
Curiosidade:
Talude e um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como funcao garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavacao ou de origem natural.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás