• Matéria: ENEM
  • Autor: annaribeirow6947
  • Perguntado 7 anos atrás

martensita é uma estrutura monofásica que não seencontra em equilíbrio, resultante de uma transformaçãosem difusão da austenita. Ela pode ser considerada comoum produto da transformação que compete com a perlitae a bainita. A transformação martensítica ocorre quandoa taxa de têmpera é rápida o suficiente para prevenir adifusão do carbono.O diagrama CCC abaixo, para uma liga ferro-carbonocom composição eutetóide, mostra as curvas deresfriamentos contínuos A, B, C e D para quatrodiferentes tratamentos térmicosBaseado nas informações acima, pode-se constatarque é possível encontrar 100% de martensita e partesdela, respectivamente, nas amostras que passarampelos tratamentosA A e B.B A e C.C B e C.D B e D.E C e D

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: Joselittle
0

Alternativa A.

Sabemos que a martensita trata-se de uma fase metaestável, composta por ferro que está supersaturada com carbono. Desta forma, podemos afirmar que somente há a possibilidade de encontrar a martensita nas curvas que representam um resfriamento brusco da temperatura, suficientes para inibir a difusão do carbono.

A estrutura da martensita será monofásica e tetragonal de corpo centrado, uma vez que encontra-se em equilíbrio, e sua dureza dependerá do teor de carbono juntamente dos elementos da liga de aço.

Espero ter ajudado, bons estudos.

 

Perguntas similares