A segunda metade do seculo XIX foi caracterizada pelautilização dos métodos das ciências naturais em pesquisasde fenômenos mentais. Técnicas foram elaboradas, livrosforam escritos e aparelhagens, desenvolvidas. Algunsfilósofos enfatizavam a importância dos sentidos, enquantocientistas buscavam descrever seu funcionamento.Entretanto, faltava quem propusesse unir, sintetizar essasduas posições e, assim, constituir o marco do começo doreconhecimento da Psicologia como uma ciência, à luz doparadigma científico do período.A partir da descrição acima, avalie as afirmações seguintes.I. A Psicofísica, desenvolvida sobretudo porFechner, foi responsável por apresentar a síntesemencionada no texto e, assim, contribuiu para oreconhecimento da Psicologia como ciência.II. O estudo da experiência consciente realizado porWilhelm Wundt no laboratório de Leipzig atendeuao Zeitgeist do período e marcou o efetivo ingressoda Psicologia no campo das ciências.III. As alterações efetuadas por Titchener no sistemateórico wundtiano foram responsáveis peloatendimento pleno das exigências acadêmicas eculturais da época.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
B II, apenas.
O texto aponta a importância da criação do laboratório Leipzig, o qual atendeu ao Zeitgeist do período e marcou o efetivo ingresso da Psicologia no campo das ciências, de uma forma geral.
Embora tivesse propósitos diversos na época, serviu como base para a construção de uma nova Ciência, a Psicologia, que veio depois a estudar de forma específica os elementos que formam as capacidade e faculdades mentais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás