Um jovem de 19 anos de idade sofreutraumatismo raquimedular decorrente de acidenteautomobilístico, com lesão completa em nível deT12. Após a alta hospitalar, iniciou tratamentofisioterapêutico em um centro de reabilitação eevoluiu com quadro de paraplegia.Que tipo de dispositivo ortótico o paciente poderáutilizar para atingir a deambulação terapêutica?A Órtese tornozelo-pé (AFO).B Órtese joelho-tornozelo-pé (KAFO).C Órtese de joelho de lona extensora (KO).D Órtese tutor longo com cinto pélvico (HKAFO).E Órteses de joelho de lona extensora (KO) comtornozelo e pé (AFO).
#ENADE
Respostas
A situação do jovem apresentado na questão pode ser auxiliada pelo uso de um dispositivo ortopédico que garanta a tutoria da cintura, joelho, tornozelo e pé. Em inglês a sigla correta é HKAFO, ou seja: hip-knee-ankle-foot-orthosis.
Este tipo de aparelho tem por objetivo estabilizar a cintura e a coluna inferior, quando pacientes possuem lesões que enfraquecem estas áreas. Os movimentos permitidos por este dispositivo são frente e trás, lado à lado e rotação. Dessa forma será possível que o jovem, com traumatismo raquimedular e lesão de nível T12, possa evoluir de seu quadro através da contribuição do fisioterapeuta.
Lembra-se que o nível T12 ainda possui a preservação da musculatura da região abdominal e paravertebral.
Está correta, portanto, a alternativa:
D. Órtese tutor longo com cinto pélvico (HKAFO)