• Matéria: ENEM
  • Autor: leosaldanha6494
  • Perguntado 7 anos atrás

Um paciente de 28 anos de idade sofreu traumaraquimedular, com fratura da quinta vértebracervical e lesão medular completa ao nível de C7.No momento, apresenta tetraplegia e perda dasensibilidade tátil e dolorosa abaixo da lesão. Naassistência hospitalar, a coluna foi estabilizada etodos os cuidados foram prestados, mantendo-se aintegridade da pele e a amplitude de movimentosarticulares abaixo da lesão.Em relação à prevenção de úlceras de pressão nossegmentos do corpo onde há perda de sensibilidade,avalie as seguintes afirmações.I. Se uma área da pele parecer avermelhada,a posição do paciente deve ser alteradaimediatamente.II. Um dos fatores do desenvolvimento deúlceras de pressão é a intensidade e a duraçãoda pressão: quanto maior a intensidade dapressão, menor o tempo necessário paraocorrer a anóxia da pele e dos tecidos moles.III. Na inspeção da pele, deve ser dada especialatenção às regiões do corpo onde há umgrande coxim adiposo e(ou) muscular, porserem as mais suscetíveis à úlceras de pressão.IV. A mudança de decúbito a cada 6 horas é umamedida efetiva de prevenção a úlceras de pressão.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e IV.D I, III e IV.E II, III e IV

#ENADE

Respostas

respondido por: Danas
7

A alternativa A) é a correta.

Na inspeção da pele deve ser feita a cada duas horas, principalmente nos pontos onde há menos gordura, pois a pele é mais fina e fácil de sofrer lesões por pressão.

As porções de pele mais grossas estão mais protegidas pela pressão.

As mudança de decúbito são importantes, mas não é uma opção de prevenção realmente efetiva para evitar as ulceras por pressão, pois, dependendo do tipo de pele, ela pode ocorrer com pouco tempo.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares