Um ortodontista encaminhou uma pacientede 10 anos de idade, que faz uso de aparelhoortodôntico há 1 ano para correção de mordidaaberta anterior, para avaliação fonoaudiológica,pois percebera incorreta movimentação dalíngua durante a fala, mesmo com a redução damordida aberta. A paciente é respiradora oral, comconstantes episódios de rinite alérgica, e realizaacompanhamento com otorrinolaringologista. Naavaliação, o fonoaudiólogo identificou as seguintesalterações: flacidez de bochechas, lábios e língua;mobilidade reduzida de lábios; projeção anterior dalíngua durante a fala e a deglutição; distorção dosfonemas /s/, /z/ e /r/; ausência de selamento labiale respiração ruidosa.A partir dos achados na avaliação, o fonoaudiólogoconcluiu que a paciente apresentaA deglutição atípica e desvio fonético-fonológico,devendo aguardar a alta do tratamenhtoortodôntico para iniciar a terapia fonoaudiológica.B distúrbio oromiofuncional, deglutição adaptadae desvio fonético, devendo realizar terapiafonoaudiológica de forma concomitante aosdemais tratamentos.C distúrbio oromiofuncional e desvio fonológico,devendo aguardar a alta do tratamento comotorrinolaringologista para iniciar a terapiafonoaudiológica.D sistema estomatognático de aspecto normal,porém com distúrbio articulatório, devendoiniciar a terapia fonoaudiológica para correção dadistorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/.E distúrbio oromiofuncional e deglutição adaptada,com articulação normal e sem desvio, devendoiniciar a terapia para melhorar a função dosistema estomatognático.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Após o encaminhamento do paciente pelo ortodontista, e após a avaliação do caso clínico, o fonoaudiólogo pode identificar o descrito na LETRA B.
O distúrbio oromiofuncional, pode ser identificado pois no caso apresentado vemos uma alteração muscular descrita pelo fato da "incorreta movimentação da língua" vista pelo dentista e também "mordida aberta". Ou seja as funções não estão sendo bem executadas pelos músculos.
Além disso podemos identificar, deglutição adaptada pela dificuldade respiração bucal e mastigação. Desvio fonético, pela mobilidade reduzida dos lábios.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás