Respostas
Em Hesíodo o trabalho é um dos componentes da natureza humana que passa a ser esboçada como resultado das ações intencionais do sujeito ou como produto do trabalho por ele realizado, sendo assim, o homem é o agente de transformação da natureza e para garantir o seu sustento, tem que fazer com o seu próprio suor.
O trabalho assim, se expressa pela potencialidade e ação da racionalidade humana, ao mesmo tempo em que demonstra precisar de forças para realizar árduos trabalhos sem a ajuda dos deuses, pois se os Deuses privaram o homem do trabalho fácil, não puderam, ou não quiseram, lhe retirar a vontade, como um elemento importante de sua natureza para a superação dos obstáculos.
Assim o trabalho é inserido como uma atividade nobre e necessária: o trabalho é uma ação nobre, pois a vida do homem justo é a vida do trabalho, ou a vida dedicada diretamente aos assuntos da pólis.
Aos homens cujas ações são direcionadas ao seu trabalho, através deste pode de forma justa e equilibrada usufruir das benesses de seu excesso, ou seja, mal nenhum existe para o homem que se beneficia do resultado de sua riqueza, desde que esta seja fruto direto de seu trabalho. De nada adiantava o cidadão grego possuir riquezas se a sua pólis não fosse esplendorosa e imponente.
Bons estudos!