Respostas
Resposta:
O grande potencial de crescimento do e-commerce no Brasil se reflete na intenção de muitos comerciantes migrarem suas lojas físicas para o espaço virtual ou de manterem os dois tipos de vendas. Existem diversos desafios em ambos os cenários, desde organizar finanças, prospectar clientes, tornar o produto referência no mercado até trabalhar a imagem da marca em longo prazo. Contudo, é importante ficar atento às semelhanças e diferenças de cada negócio para que o investimento seja assertivo e o sucesso e retorno financeiro sejam alcançados.
A ideia de que a loja online seja mais barata de se implantar em comparação com a física é bastante questionável. A possível vantagem desaparece quando a empresa começa a crescer e ganha mais espaço no mercado. Neste momento, é preciso se atentar ao estoque de mercadorias, a logística, ao envio e a troca de produtos. E vale ressaltar, tudo isto tem custo. Planejamento a curto, a médio e a longo prazo é necessário.
Outro ponto importante é a localização. Em uma loja física, por exemplo, deve ser analisado o local onde esta será instalada. Conhecer a comunidade, verificar se existem concorrentes diretos ou indiretos na região, se atentar ao trânsito (no caso de grandes cidades) e a acessibilidade do local são fatores relevantes quando avista-se um potencial ponto de venda.
Por outro lado, em um varejo virtual não existem essas preocupações e o comércio eletrônico consegue chegar onde a loja física não chega e, por esta diferente situação, o empreendedor deve ficar atento para evitar problemas como atraso na entrega da mercadoria e armazenamento inadequado de produtos.
A experiência de compra em ambos os cenários também é extremamente peculiar. Em um shopping, uma pessoa compara preços passando de loja em loja para coletar informações do serviço/produto. Já no mundo online, o consumidor pode abrir na tela de seu computador várias janelas e checar qual é a melhor oferta, tornando a comparação de preços mais fácil e precisa no mundo virtual. Esta realidade pode ser vantajosa tanto para o comprador como para o vendedor, que ao se empenhar em oferecer serviços/ produtos de boa qualidade por preços competitivos se tornará referência no mercado.