• Matéria: ENEM
  • Autor: efmulhstedt8534
  • Perguntado 7 anos atrás

Nos serviços de medicina nuclear, a aplicaçãoterapêutica com iodo-131 requer cuidados especiaispara evitar contaminação por esse tipo de materialradioativo, o que poderia ocasionar exposiçãoradiológica aos usuários e profissionais.Considerando os requisitos de proteção radiológicae segurança da Comissão Nacional de Energia Nuclear(CNEN) para serviços de medicina nuclear disposto naNorma CNEN 3.05/96, avalie as afirmações a seguir.I. No momento do preparo e administraçãodo iodo-131, o profissional deverá utilizarcorretamente seu dosímetro individual,usar luvas descartáveis e avental (jaleco).Ao término do trabalho, deverá realizar omonitoramento das vestimentas e mãos commonitor de contaminação. Caso se verifiquepresença de contaminação por iodo-131nas referidas vestimentas, o profissionaldeverá guardá-las cuidadosamente em sacosplásticos, tomando o devido cuidado aotransportá-las para sua residência e lavá-lasseparadamente de outras vestimentas.II. Pacientes que receberam doses de iodo-131,cuja atividade seja superior a 1,11 Gbq (30 mci),devem ser internados em quartos com banheiroprivativo. Caso seja necessário, é possível que doispacientes internados dividam o mesmo quartoterapêutico, com a utilização de barreira blindadaprotetora entre os leitos (biombo blindado).III. No quarto terapêutico, objetos passíveisde contaminação (telefone, maçanetas,interruptores e outros) deverão ser protegidoscom papel toalha ou similares. O pacientepoderá ser liberado do quarto terapêuticosomente quando a atividade do iodo-131 estiverigual ou abaixo de zero (0,0) Gbq (0,0 mCi). Apóssua saída, o quarto deverá ser avaliado commonitor de contaminação de superfície.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Respostas

respondido por: ferretti
0

O iodo-131, ou, abreviado i-131, é um dos mais importantes e testados isótopos do iodo. Ele serve para o diagnóstico e também para o tratamento de tumores localizados na tireóide.

O iodo-131 é responsável por emitir uma certa dosagem de radiação, geralmente semelhante àquela notada em exames de raio-x. A meia vida do iodo-131 é de cerca de 8 dias, ou seja: a cada 8 dias sua força cai pela metade.

Devido a suas aplicações, o iodo-131 é capaz de ultrapassar o corpo humano, e contaminar outros indivíduos em contato com aqueles que recebem o tratamento. Este isótopo é utilizado em usinas nucleares, e graves problemas ambientais já foram ocasionados, por exemplo, pelos tremores de terra no Japão.

A quantidade de 1,1 Gbq (30 mci) é comumente administrada para certos tratamentos. Neste caso, o paciente deve ser isolado, para impedir a contaminação alheia.

Diante do que foi discutido, pode-se perceber que a única assertiva correta é a II, reproduzida abaixo:

II. Pacientes que receberam doses de iodo-131,cuja atividade seja superior a 1,11 Gbq (30 mci),devem ser internados em quartos com banheiro privativo. Caso seja necessário, é possível que dois pacientes internados dividam o mesmo quarto terapêutico, com a utilização de barreira blindada protetora entre os leitos (biombo blindado).

Perguntas similares