Antonio de Pádua, 25 anos de idade, foi levado à Unidade Básica de Saúde por um colega. Antonio trabalha há 90 diasem uma construção civil, apresenta-se hoje com febre e exantema maculopapular, acompanhado de linfadenopatiaretroauricular, não relata história de vacinação contra rubéola. Reside em alojamento da empresa com outros10 trabalhadores, visitou a esposa e as filhas no município vizinho há 30 dias. O caso foi notificado como suspeita derubéola. A enfermeira da UBS fez algumas considerações para orientar as medidas de controle e prevenção. Qual aalternativa que apresenta a justificativa e a decisão corretas?
#ENADE
Respostas
A alternativa (D) apresenta corretamente a justificativa e a decisão a serem tomadas. Visto que o período de transmissão da rubéola é de 7 dias antes e 7 dias após o início do exantema, tendo como modo de transmissão o respiratório. Em que recomenda-se a Antônio evitar contato com pessoas sem a doença por um período de 7 dias.
É preciso considerar que o período de transmissibilidade da doença em questão é de cinco a sete dias anteriormente ao início do exantema, aproximadamente, e pelo menos de cinco a sete dias depois, devido a isso recomenda-se ao senhor Antonio evitar contato com pessoas por sete dias.
Sendo que a rubéola consiste em uma doença exantemática aguda provocada por um vírus, muito contagioso, sendo transmitido com grande facilidade.
Bons estudos!
Resposta:
resposta correta letra D período de incubação e de 5 a 7 dias nesse período o paciente deve evitar contato direto pois é uma doença que pega por contato respiratório