• Matéria: ENEM
  • Autor: saracarla3768
  • Perguntado 7 anos atrás

Um usuário do sexo masculino, com 46 anos, 1,60 m e 89,6 kg, foi atendido por um Médico endocrinologista numaUnidade Básica Distrital de Saúde do SUS. Durante a consulta médica, o profissional analisou e interpretou os exameslaboratoriais, fornecendo o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 ao paciente. Nesse momento, o Médico solicitou a presençado Farmacêutico para discutirem sobre a melhor opção terapêutica para esse usuário. Dessa forma, analise os dados laboratoriaisabaixo e auxilie na escolha do fármaco.• Glicemia de jejum: 198 mg/dL (valor de referência até 100 mg/dL).• Hemoglobina glicosilada: 11% (valor de referência até 7%).• Insulina: 45 µUI/mL (valor de referência até 26 µUI/mL).Sabe-se que o cálculo do valor de HOMA (resistência à insulina) e do IMC (índice de massa corporal) são fundamentais paraa escolha do tratamento farmacológico mais apropriado. O IMC pode ser calculado pela razão do peso (kg) sobre o quadradoda altura, e a resistência à insulina é avaliada através da seguinte fórmula:HOMA = glicemia de jejum (mg/dL) / 18 x insulina (µUI/mL) / 22,5Para interpretação dos cálculos de IMC e HOMA, você deve utilizar os seguintes parâmetros:• HOMA: > 3,5 diagnóstico de resistência à insulina.• IMC: > 30 kg/m2 paciente considerado obeso.A partir dos dados acima,a) calcule os valores de IMC e HOMA do indivíduo, realizando uma interpretação dos resultados encontrados; b) indique, dentre os medicamentos disponíveis no município (insulina, glibenclamida e metformina), aquele que constitui aescolha mais racional para esse usuário. Justifique a escolha baseando-se no mecanismo de ação do medicamento e nascaracterísticas clínicas, laboratoriais e antropométricas do paciente;c) relacione as principais orientações que devem ser fornecidas ao paciente para a utilização correta do fármaco, durante adispensação.

#ENADE

Respostas

respondido por: bryanavs
1

Podemos afirmar então que é necessário orientar o paciente para administrar o medicamente metformina com alimentos a fim de reduzir os sintomas gastrintestinais como diarreia , indigestão e vômitos, por exemplo.

Vamos aos dados/resoluções:  

É de conhecimento público que o efeito do fármaco pode ser potencializado pela diminuição da absorção da glicose.

E finalizando então, é importante manter, preferencialmente o medicamento ao abrigo de luz e ar.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

respondido por: valleandias5
1

Resposta: O medicamento mais indicado para o tratamento da paciente é a administração de Metformina.

Explicação: Deve ser administrado após as refeições 30min depois, para uma melhor absorção e com isso obter uma eficácia desejada do medicamento.

Perguntas similares