Respostas
Resposta:
A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.
Os patrícios: Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana. Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”.
Plebeus: Constituíam a camada da população que não tinha ascendência patrícia, a maioria dos plebeus era constituída de pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes
Clientes: Eles eram agregados dos patrícios e deles recebiam estadia e proteção que em troca, ofereciam todo tipo de serviço
Escravos: eram considerados bens de posse daqueles que os compravam ou os capturavam, além de serem desprovidos de qualquer representatividade política ou direitos em meio à sociedade romana.
Proletários: Eles recebiam essa denominação porque sua única expressividade social consistia em gerar prole (filhos), eles também servia para engrossar as fileiras mais frágeis do exército romano.