Respostas
Desde seu aparecimento, no século IV a.C., até o século XVI d.C., a física e a cosmologia de Aristóteles permaneceram como os únicos pensamentos sistemáticos formulados a respeito dos fenômenos físicos e da estrutura do Universo.
A concepção aristotélica do Cosmos era profundamente impregnada da noção de ordem. Seu Universo formava um todo, onde cada constituinte possuía seu lugar próprio, estabelecido conforme sua natureza: o elemento terra, mais pesado, posicionava-se no centro desse Universo, enquanto os elementos mais leves, água, ar e fogo, iam formando "camadas" concêntricas em torno.
Aristóteles mantinha a crença de que os corpos celestes estavam presos a esferas cristalinas centradas na Terra, que, ao girarem, arrastavam-nos, fazendo com que descrevessem movimentos circulares. Aristóteles atribua o movimento das esferas celestes a Inteligencias, hierarquicamente inferiores a uma Primeira e Suprema Inteligencia.
Defensor do experimentalismo, Galileu acabou por inventar e aprimorar uma serie de instrumentos: lentes, telescópios, microscópios, termômetros e bussolas. Alguns destes instrumentos possibilitaram a observação detalhada do Sol e da Lua. Essas observações permitiram a constatação de que esses astros não possuíam a forma esférica perfeita atribuída por Aristóteles, representando um abalo nas fundamentações metafísicas da concepção aristotélica de Universo.
O uso dos instrumentos desenvolvidos por Galileu deu ao empirismo uma nova dimensão. Através da observação do fenômeno, Galileu concluiu que, contrariamente ao que afirmava Aristóteles, os corpos levariam o mesmo tempo em queda livre a partir de uma mesma altura, independentemente de suas massas, e, através de analises matemáticas, acabou por formular a teoria do movimento uniformemente acelerado para os corpos em queda.
A física aristotélica sustentava também que nenhum corpo se movimentava de modo não natural sem uma força externa aplicada constantemente. Galileu desenvolveu, pelo contrario, a ideia decisiva da inercia: do mesmo modo que um corpo em repouso tende a ficar em repouso, um corpo em movimento tende a ficar em movimento, a menos que seja desviado de seu estado original por um agente externo.
Galileu refutou ainda um dos principais argumentos da física aristotélica contra a ideia da Terra em movimento: um projetil lançado para cima cairia forçosamente em outro ponto, já que a Terra teria andado.
Como este fenômeno não era observado, os aristotélicos continuavam acreditando que a Terra era estacionaria. Galileu, através do conceito de inercia, mostrou que todos os objetos que se encontram sobre a Terra, bem como os observadores nela situados, estão automaticamente dotados do movimento do próprio planeta e, portanto, este movimento seria imperceptível para qualquer desses observadores.
Bons estudos!