QUESTÃO A
“Na EJA, os jovens e adultos pouco ou não escolarizados - oriundos, portanto, de uma cultura não escolar -, ao ingressarem na escola, terão que se inserir e interagir com os modos de funcionamento particulares da instituição. Entretanto, o aprendizado desses sujeitos inicia-se muito antes de frequentarem a escola, uma vez que eles aprendem a lidar com as situações, as necessidades e as exigências cotidianas da sociedade contemporânea. Portanto, quando começam a estudar, já tiveram experiência com medidas, cálculos matemáticos, materiais impressos, língua materna falada, ferramentas de trabalho e equipamentos elétricos e/ou eletrônicos.”
Disponível em: VARGAS, Patrícia Guimarães; GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 449-463, jun. 2013. p. 453. . ; Acesso em: 17 dez. 2019
Considerando as informações contidas no excerto e o conteúdo no material, a respeito da educação de jovens e adultos, apresente a quem se destina esta modalidade da educação básica e em que meta do PNE pode-se verificar as especificidades para a EJA.
QUESTÃO B
É importante enfatizar que todo esse movimento de redemocratização do país a partir do pós-ditadura culminam com leis e projetos de uma participação coletiva e democrática da educação. As mudanças no mundo hodierno e globalizado unido as exigências do mundo do trabalho que se baseiam quase em sua totalidade na produção e competição trazem a necessidade de alterações para favorecer a igualdade. Há nesse sentido uma grande preocupação com a qualidade de ensino-aprendizagem e por isso, as escolas estão no centro das atenções da sociedade e consequentemente representa um enorme valor de estratégias para desenvolvimento da população, para a sustentabilidade e a qualidade de vida. Na linha de pensamento da gestão democrática e participativa a administração centra-se em gerir pessoas para o desenvolvimento humano, e nesse sentido como as instituições são feitas por pessoas e não por coisas a gestão produz como consequência o crescimento das instituições sejam elas escolares ou empresariais ou ainda a mistura das duas. No caso da gestão escolar o papel principal é a emancipação humana que naturalmente se opõe a exploração capitalista do humano. No caso do Projeto Político Pedagógico, é um documento redigido por várias mãos, construído coletivamente e que pode ser executado por todos. Não é fácil, fazer com que o PPP funcione de forma colaborativa e que seja executado de forma participativa. Muitas ideias, muitas pessoas, com pensamentos iguais explanados de maneira diferente, às vezes causam estranhamento quando se está sendo construído ou posto em prática. Esse documento que rege a escola não pode ser construído só pelos gestores ou imposto de alguma forma ao coletivo, pois se assim o for não terá a colaboração dos demais e consequentemente não alcançara as metas estipuladas. O PPP de uma instituição escolar tem algumas questões primordiais. Dentre elas a concepção de homem, de sociedade e de que tipo de cidadão quer se formar ou de que tipo de educação se quer construir. Dentro da legislação maior, a Constituição Federal no que diz respeito aos princípios da educação há a previsão da construção do pluralismo de ideias, da concepção pedagógica e da autonomia entre outros.
Reflita sobre o caso:
Na escola Paulo Freire, a pedagoga da instituição convenceu a diretora da escola a lhe autorizar permanecer em casa por uma semana para que a mesma pudesse organizar o PPP da escola e trazer pronto para que todos pudessem estudar e aplicar o Projeto por ela desenvolvido. A diretora autorizou e desejou bom trabalho.
DIANTE DESTA SITUAÇÃO:
1) Descreva a situação-problema apresentada no enunciado e apresente uma proposta de solução para o problema identificado descrevendo por que esta seria a melhor proposta.
2) Faça um planejamento da operacionalização da proposta, organizando as ações, os meios que serão usados, as tarefas executadas e os resultados que se pretende atingir.
Respostas
Os planos municipais e estaduais não superam o planejamento nacional, que, como o nome diz, opera dentro de todo território Brasileiro.
O fortalecimento das estratégias curriculares devem priorizar o monitoramento e o acesso dos alunos, aos programas, como apresentado na assertiva.
Nosso sistema de educação mesmo com um direcionamento interessante ainda é falho, e, necessita de investimentos completos na educação e em outros setores que interferem diretamente o papel do profissional e do aluno, como melhores salários, assistência médica e até mesmo segurança, para que nossa Lei seja cumprida corretamente como está escrita em documento.
A avaliação do EJA deve ser desenvolvida com o intuito de formar mentes sociais, não apenas com foco na aprovação, pois quanto melhor o ensino for equilibrado e estimulante para esses alunos, maior o aproveitamento no sistema de avaliação será desenvolvido.
Resposta:
De acordo com as metas do Projeto de Lei n. 8.035/2010, que aprova o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2010c), a universalização da educação básica se destaca na faixa de 4 e 5 anos, até os 17 anos, e a integração da educação na modalidade de jovens e adultos/EJA com o ensino profissional fazem parte das diretrizes apresentadas na proposta do PNE, em tramitação no Congresso Nacional, consolidam as determinações do Art. 214 da Constituição Federal, que fazem parte das metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação voltadas para a erradicação do analfabetismo.
De acordo com a Meta 10 do PNE que especifica a EJA, deve-se oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional
Questao B
É extremamente necessário que se construa o projeto pedagógico dentro da instituição com a participação de todos os atores da comunidade escolar, para que se possa elaborar um plano para um projeto pedagógico, entendendo a importância de forma clara, o foco do trabalho da instituição, avaliando pontos estratégicos para se alcançar os objetivos que possam gerar mudanças, melhorando o aproveitamento e desenvolvimento na qualidade geral da escola, entendendo que quando todos estão inseridos e engajados no plano a ser cumprido e participando de forma democrática para que possam atuar cada um o seu papel como um fator importante dentro do plano, se tornam verdadeiros parceiros da gestão, contribuindo com o exercício cada um em particular com os mesmos objetivos, atingindo a meta do projeto.
As informações necessárias para o projeto serão coletadas através das fichas dos alunos e entrevistas com os pais, além das possíveis deficiências apontadas pelos funcionários e alunos da escola. Com os dados será montado um gráfico onde serão executados planos para atuação de soluções distribuídos aos integrantes da instituição.
Explicação: