Durante muito tempo verificou-se que os RNAs sintetizados nos núcleos de células humanas eram maiores do que osRNAs mensageiros encontrados nos citoplasmas das células. Hoje está claro que os RNAs mensageiros transcritos sãoprocessados, gerando RNAs menores. Durante esse processamento ocorre(A) modificação nas extremidades dos RNAs, com a retirada de éxons, gerando moléculas menores formadas pelosíntrons.(B) eliminação de seqüências internas dos RNAs, os íntrons, gerando moléculas menores formadas pelos éxons.(C) modificação das seqüências internas, os íntrons, por nucleases codificadas pelos éxons, gerando moléculasmenores.(D) eliminação de seqüências internas dos RNAs, os íntrons, que deverão se ligar aos éxons posteriormente, gerandomoléculas menores.(E) expressão de moléculas menores, os íntrons, por meio de seqüências promotoras conhecidas como éxons.
#ENADE
Respostas
.(B) eliminação de sequências internas dos RNAs, os íntrons, gerando moléculas menores formadas pelos éxons.
Com o advento de novas tecnologias, principalmente a nível molecular, verificou-se que o RNA mensageiro formado após o processamento e verificação, seria muito menor do que o RNA produzido diretamente do DNA.
Isso se deve ao fato de que existem muitas sequências não-codantes, conhecidas como íntrons, as quais são eliminadas, para que somente os éxons permaneçam no RNA mensageiro, para a formação completa de proteínas.
Durante esse processamento ocorre: eliminação de sequências internas dos RNAs, os íntrons, gerando moléculas menores formadas pelos éxons - letra b).
Vamos aos dados/resoluções:
Os ácidos nucléicos estão indiscutivelmente em todas as células vivas e são as mesmas que ficam com a tarefa de armazenar e transmitir toda a informação genética, onde podem ser DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico).
Logo, o RNA acaba atuando como uma espécie de "backup", porque é criada através de um molde de DNA e também utiliza a projeção da informação genética, que acaba sendo pilar para síntese de proteínas das células.
PS: As moléculas de RNA específicas acabam funcionando como proteínas enzimáticas (conhecidas como ribozimas).
Com isso, o RNA que transmite a mensagem após todo o processo, se mostra menor do que o mesmo (sendo o oposto do DNA) e isso acontece porque o mesmo possui diversas sequências não-codantes (íntrons) que acabam sendo eliminadas para que apenas os éxons fiquem para a formação total das proteínas.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/47781672
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)