Em exames clínicos a técnica de amplificação de DNA pela reação da polimerase em cadeia (PCR, Polymerase ChainReaction) é muito utilizada. No diagnóstico de infecção de um paciente por um determinado vírus, por exemplo, a técnicapermite a amplificação específica de material genético do vírus. A especificidade da reação é garantida(A) pela DNA polimerase do próprio vírus, que amplifica a seqüência do DNA viral.(B) pelos sais e nucleotídeos fosforilados do tampão empregado, que reconhecem o DNA viral.(C) pelos oligonucleotídeos iniciadores, complementares à seqüência do DNA viral.(D) pelas temperaturas usadas na reação, que permitem a amplificação apenas do DNA viral.(E) pela coloração final da reação, que indicará a presença do DNA viral.
#ENADE
Respostas
respondido por:
2
Podemos afirmar então que a alternativa correta é a letra c) pelos oligonucleotídeos iniciadores, complementares à seqüência do DNA viral.
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que os oligonucleotídios iniciadores ou primers são desenhados para genes específicos e portanto, é possível obter primers de sequências específicas.
Com isso então, é possível amplificar e assim identificar de maneira precisa o que se deseja, assim, a especificidade da reação é garantida pelos oligonucleotídeos iniciadores, que são complementares à sequência do DNA viral.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás