Respostas
Os Recursos Naturais do Ártico têm sido utilizados ao longo da história, especialmente suas fontes alimentares. Durante o último período da Idade do Gelo na Europa, há cerca 10 mil anos, os homens já caçavam no Ártico. A melhor área pesqueira do mundo fica nas bordas da região, sobretudo nas costas da Groenlândia e da Islândia.
O Solo forma-se vagarosamente no Ártico, basicamente porque o frio rigoroso e a neve abundante retardam o processo de decomposição das rochas. Abaixo do solo há uma camada permanentemente congelada, denominada permafrost (permanent frost, que significa congelamento permanente), que pode atingir profundidade de até 300 m. O calor da primavera derrete apenas o gelo do solo.
Recursos minerais
Valiosos depósitos de carvão localizam-se no Alasca, no Canadá, na Groenlândia e na Sibéria. Os noruegueses e os russos exploram as minas em Svalbard, um grupo de ilhas norueguesas no oceano Ártico.
As áreas subárticas do Canadá possuem depósitos de minerais radiativos, incluindo o tório e o urânio. Também no norte do Canadá e da Rússia encontram-se depósitos de chumbo, ferro, níquel e petróleo. O Alasca possui grandes reservas de petróleo.
A Noruega, a Suécia e a Finlândia dispõem de minas de ferro, enquanto o Alasca, o Canadá e a Rússia exploram minas de ouro e cobre. Na parte ártica da Rússia há também minas de estanho. Os maiores depósitos naturais conhecidos de criolita, mineral usado para a fabricação de alumínio e de vidro, ficam na Groenlândia.