• Matéria: ENEM
  • Autor: alborusobo831
  • Perguntado 7 anos atrás

A poluição em ambientes aquáticos pode serevidenciada com a utilização de uma linhagem transgênicado peixe paulistinha (Danio rerio). Essa linhagem apresentaum gene da luciferase, originário de uma água-viva, que éativado em resposta a determinados poluentes. Emsituação experimental, o peixe vivo muda de cor napresença do poluente e depois, ao ser colocado em águalimpa, volta à coloração original e pode ser reutilizadoinúmeras vezes.CARVAN, M. J. et al. Transgenic zebrafish as sentinelsfor aquatic pollution. In: Annals of the New YorkAcademy of Sciences, 919133-47, 2000 (com adaptações).Com relação ao fenômeno descrito no texto, é corretoafirmar que a mudança na coloração do peixeA decorre de alterações em moléculas de RNA que nãochegam a afetar os genes do animal.B é um fenômeno que ocorre com freqüência em animaistransgênicos, mesmo que estes não tenham o gene daluciferase.C decorre da ação de genes constitutivos que sãoativados por fatores ambientais.D é um exemplo de como fatores ambientais podemregular o funcionamento de um gene.E é o resultado de eventos mutacionais, como quebrascromossômicas ou alterações gênicas

#ENADE

Respostas

respondido por: thaynnaba
12

Sobre os aspectos da poluição em ambientes aquáticos, temos que a resposta certa é a:

D é um exemplo de como fatores ambientais podem regular o funcionamento de um gene.

Isso porque a poluição poderá ser um a agente que causa diversos malefícios par ao meio ambiente tendo em vista que pode modificar o DNA das espécies aquáticas.

Importante notar ainda que tal fator serve como forma de alerta as pessoas tendo em vista que hoje a vida marinha corre risco tendo em vista a poluição cada vez mais crescente.

espero ter ajudado!

respondido por: Fomedeestudo
4

Resposta:

Confirmado!

Explicação:

É um exemplo de como fatores ambientais podem regular o funcionamento de um gene.

Perguntas similares