A articulação é um componente importante no sistema do esqueleto humano. A parte superiordo fêmur termina em um cabeçote com formato esférico, que se ajusta no interior de uma cavidadeem forma de copo (o acetábulo).Alguns materiais metálicos e cerâmicos têm sido utilizados, com relativo grau de sucesso, nafabricação dos componentes de próteses. As restrições quanto às propriedades dos materiais usadospara compor estes elementos são muito rígidas, devido à complexidade química e à mecânica daarticulação da bacia. Além de serem biocompatíveis e terem alta resistência à corrosão, oscomponentes artificiais utilizados como próteses devem suportar forças de natureza complexa. Dessaforma, as características mecânicas, tais como módulo de elasticidade, limite de escoamento, limitede resistência à tração, resiliência e a tenacidade, são importantes na seleção de materiais paracompor uma prótese de bacia.Considerando o texto acima, faça o que pede a seguir.A) Redija um parágrafo explicando a correlação entre tensão e deformação segundo a lei de HookeB) Desenhe uma curva padrão de tensão-deformação de um ensaio detração uniaxial, e indentifique, nessa curva, com as letras a, b e c osseguintes pontos notáveis:a) limite de proporcionalidade;b) limite de escoamento;c) limite de resistência à tração.C) Defina tenacidade e os módulos de elasticidade e de resiliência, na situação estática, e descreva como essasgrandezas podem ser identificadas na curva de tensão-deformação.
#ENADE
Respostas
Respondendo cada item do enunciado em separado:
a) A Lei de Hooke é uma lei física que relaciona a força aplicada em um corpo, com a sua respectiva deformação e uma constante elástica.
Quanto maior for o valor da constante elástica do material, menos força é necessária para fazer com que ele sofra uma deformação.
b) O gráfico de tensão por deformação tem um formato linear até o ponto em que deixa de ser elástico e se torna plástico (ou seja, não retorna à sua forma original). Esses pontos se encontram nas proximidades desse limite de linearidade.
c) A elasticidade é a capacidade do corpo de retornar à sua forma original quando deformada. A tenacidade é a capacidade dele de resistir à deformação e a resiliência é a dificuldade em retornar à forma original.