Respostas
Na época medieval os reis existiam apenas de "decoração", pois pouco comandavam no território, eles não tinham autoridade quase nenhuma, e então quem mandava em seus lotes de terra eram os senhores feudais, cada feudo tinha um diferente, que eles quase não se comunicavam pois viviam da subsistência nos feudos, com muitos trabalhadores.
Já na Idade Moderna os reis era absolutos, ou seja, mandavam em tudo, e muitas vezes eram associados ou criavam religiões, como podemos citar o rei inglês Henrique VIII que criou o Anglicanismo e que sua filha Elizabeth I
(conhecida como rainha virgem), até que ela não deixou herdeiros e outra dinastia foi para Inglaterra. Como o poder dos reis absolutos podemos citar o rei Luis XIV, que mandava em tudo na França na época, tanto que falou que ele era o Estado Francês.
Então resumidamente, os reis medievais pouco tinham controle sobre o reino, pois nessa época mandavam os senhores feudais em seus lotes de terras próprios, já na idade moderna os reis eram absolutos e mandavam e controlavam tudo (até mesmo a religião), o que gerou muitos conflitos, sendo o mais famoso a Revolução Francesa
O rei no período medieval comandava pequenos espaços, ele era rei apenas dos territórios que lhe pertenciam. Naquele período as monarquias eram descentralizadas, com vários reinos.
O rei do período moderno governava uma nação, pois com passagem do período medieval para o moderno, surgem as monarquias centralizadas, formando os países que existem hoje.
A partir dai, os reinos se fortalecem, com a junção de vários reinos que antes eram independentes.
As primeiras nações que surgiram forma Espanha e Portugal.