“Na EJA, os jovens e adultos pouco ou não escolarizados - oriundos, portanto, de uma cultura não escolar -, ao ingressarem na escola, terão que se inserir e interagir com os modos de funcionamento particulares da instituição. Entretanto, o aprendizado desses sujeitos inicia-se muito antes de frequentarem a escola, uma vez que eles aprendem a lidar com as situações, as necessidades e as exigências cotidianas da sociedade contemporânea. Portanto, quando começam a estudar, já tiveram experiência com medidas, cálculos matemáticos, materiais impressos, língua materna falada, ferramentas de trabalho e equipamentos elétricos e/ou eletrônicos.”
Disponível em: VARGAS, Patrícia Guimarães; GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 449-463, jun. 2013. p. 453. . ; Acesso em: 17 dez. 2019
Considerando as informações contidas no excerto e o conteúdo no material, a respeito da educação de jovens e adultos, apresente a quem se destina esta modalidade da educação básica e em que meta do PNE pode-se verificar as especificidades para a EJA.
Respostas
A meta do PNE que faz referência a Educação de Jovens e Adultos é a meta 12.
Nosso sistema de educação mesmo com um direcionamento interessante ainda é falho, e, necessita de investimentos completos na educação e em outros setores que interferem diretamente o papel do profissional e do aluno, como melhores salários, assistência médica e até mesmo segurança, para que nossa Lei seja cumprida corretamente como está escrita em documento.
Por isso, a avaliação do EJA deve ser desenvolvida com o intuito de formar mentes sociais, não apenas com foco na aprovação, pois quanto melhor o ensino for equilibrado e estimulante para esses alunos, maior o aproveitamento no sistema de avaliação será desenvolvido.
[
Resposta:
Explicação:
Na EJA, encontra-se diversidades de perfis, alunos de varias idades com suas experiências de vida e conhecimentos informais, onde o professor deve aproveitar esse conhecimento fazendo uma ponte do conhecimento que o aluno já têm com o conhecimento científico, assim o aluno conseguirá atingir seus objetivos.
Devido as especificidades dessa modalidade, requer professores bem preparados, saber que sua ação como docente devem ser voltada a realidade do aluno, segundo PAIVA (1973):
A educação de jovens e adultos é toda educação destinada àqueles que não tiveram oportunidades educacionais em idade própria ou que tiveram de forma insuficiente, não conseguindo alfabetizar-se e obter os conhecimentos básicos necessários. (PAIVA, 1973, p.16).
No PNE ficou estabelecido as metas para garantir uma educação básica de qualidade, visando ampliação das escolaridade e das oportunidades de educação para todas as faixa etárias.