Respostas
Resposta:
Explicação:
A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. Pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual Irã).
Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é melhor documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X.
Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre as variantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.
As partidas começaram a ser registradas com maior frequência e mais estudos da teoria do xadrez foram publicados. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa e, em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organizou a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.
Com o avanço da computação a partir da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.
Resposta: A origem do xadrez é algo que é debatido e não existe propriamente um consenso sobre a sua origem ou mesmo a história do xadrez, do antigo ao atual.
Com o passar do tempo, acabou por chegar á Pérsia e o seu nome acabou por mudar, sendo agora chamado de Xatranje, tendo provavelmente outras regras também.
Em meados do século XIX começou a aparecerem torneios e competições de xadrez nascendo assim um esporte, o qual era dominado sempre pelos mesmos jogadores e tinha campeões Mundiais que mantinham o seu reinado por longos períodos, 20/30 anos por exemplo.
O jogo de Xadrez tem como objetivo dar o “mate” no rei do jogador adversário. Este acontece nas seguintes situações:
* O rei não conseguir se movimentar para nenhuma casa (estão todas na linha de ataque das peças do adversário);
* Nenhuma peça consegue se colocar á frente e proteger o Rei;
* A peça que esta a atacar não poder ser capturada
* Se alguma destas condições se manifestar, então o terá acontecido o “mate” ou “check mate” e o jogo termina, vencendo o jogador que aplicou esse “mate”
O tabuleiro de xadrez é composto por quadrados de cor branca e preta (tendo 8 quadrados de comprimento em cada lado), sendo estes sempre alternados.
As peças também possuem as mesmas cores e cada cor corresponde ás peças de um jogador.
O tabuleiro deve ser posicionado de forma a ultima casa do lado direito da fileira mais próxima de cada jogador seja um quadrado branco.
O jogo de xadrez é constituído pelas seguintes peças:
* Peão
* Torre
* Cavalo
* Rainha
* Bispo
* Rei
As peças têm uma ordem própria para serem colocadas no tabuleiro
Rei branco – casa preta
Rei preto – casa branca
Rainha branca – casa branca
Rainha preta – casa preta
Quem começa a jogar é sempre o jogador que possui as peças brancas.
PEÇAS
Cada peça tem a sua forma única de se movimentar no tabuleiro, o que possibilita um número muito grande de padrões e estratégias, tornando assim o xadrez um esporte de estratégia e mais interessante.
Rei: Pode ser movimentado em qualquer direção do tabuleiro, mas apenas de casa em casa.
Rainha: Sem restrições, a Rainha tem livre movimentação no jogo na horizontal, vertical e diagonais.
Torre: pode correr sem restrição de número de casas e em todas as direções (frente, trás, direita, esquerda).
Bispo: Sem restrição de número de casas, mas somente no sentido diagonal.
Cavalo: Realiza movimentos em “L”, ou seja, duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele, em qualquer direção.
Peão: Pode apenas realizar movimentos frontais, de forma que o primeiro movimento de cada peão abranja até duas casas, e os demais se limitam a uma casa à frente. O ataque do peão sempre ocorre na diagonal.
REGRAS
O xadrez também possui algumas regras. Vamos só evidenciar as regras principais que normalmente são abordadas.
– Quando um jogador levanta uma peça, este pode coloca-la em qualquer lugar que seja válido para a movimentação dessa peça. Após pousar a peça não pode a retirar, apenas se
Quando o Rei está em xeque, é obrigatório o jogador tirar o rei de xeque — qualquer outra jogada, que não resulte no fim do xeque, é considerada ilegal.
– Quando for promover um peão, o jogador pode tocar numa peça que esteja no exterior do tabuleiro e trocar pelo seu peão, estando assim terminada a jogada;
– Durante o roque o jogador deve primeiro pegar no Rei e depois na Torre fazendo assim a sua troca de posições. Se tocar nos dois ao mesmo tempo também o pode fazer. Se este levanta o Rei com intenção de fazer o Roque mas este é impossível, então deve movimentar o Rei para uma casa válida.
– Os jogadores não devem falar durante o jogo, fazendo-o apenas quando for pedir um empate ou avisar o árbitro de alguma infração. Nos jogos entre amadores é comum anunciar o “check” mas entre profissionais o mesmo não deve ser anunciado.
Espero ter ajudado
Explicação: