• Matéria: ENEM
  • Autor: laurinhadmsilva17
  • Perguntado 7 anos atrás

URGENTEE

Alguma alma boa POR FAVOR corrige a minha redação à base dos critérios do ENEM? O tema é Intolerância Religiosa no Brasil:

.

.

.

.

No "Mito da Democracia Racial" postulado por Florestan Fernandes, é abordado questões contrárias à tolerância étnica brasileira, de maneira que o país apresenta altivez de convívio social austera sob as suas demarcações. Nesse sentido, é concreto analisar que tal comportamento demógrafo proclamado pela região marca exórdio desde a aclamação dos âmbitos nacionais como a antiga "Terra dos Papagaios", no qual se visa à imagem indígena na esfera latino-americana.


Em razão da diversidade cultural alvejar abundância desde o período colonial e, consequentemente, da opulenta influência do catolicismo eurocêntrico herdado pelo homem branco, o desrespeito à morfologia religiosa das minorias avança mesmo em meados do século XXI. O aprumo religioso é cotidiano para a população.


Sob ação demasiada de uma sociedade preconceituosa e racista, a República Federativa do Brasil caminha em marcha ao lado do genocídio e etnocídio - em um ato importuno a contar da anosa entidade da doutrina vigente estabelecida no país. Contudo, a violência também fixa-se em crescente expansão global. Na II Guerra Mundial, por exemplo, a morte de judeus foi um dado drástico para a Memória Mundial.


Entretanto, são necessárias atividades capazes de mitigar essa problemática. Em síntese, o Estado e, principalmente, a família são responsáveis pelo término da arrogância habitual. Acerca de mecanismos objetivos e claros, a educação étnica deve ser instruída a partir da infância. Outrossim, por meio de palestras com testemunhos de diversas crenças, adultos e crianças lidam com a explicação em detrimento da civilização envolvida, no qual, segundo o nacionalista Mahatma Gandhi, a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua.

Respostas

respondido por: arthurmgbraganca
2

Resposta:

Não vou dar a nota, já que não sou formado nem corretor inicial, mas apontarei o que acho que pode melhorar.

Explicação:

Já no início acho que poderia melhorar com o uso de um repertório sociocultural ao invés de uma citação (não é bom começar período com citação!!!). Coloque um filme, uma série ou até uma música para introduzir o tema e sua tese/situação inicial.

Acho que você está usando muitos termos incomuns, talvez pra dar a impressão de um texto mais erudito ou culto. Não precisa disso não, afinal não tem nenhuma competência que vai te avaliar por isso. O importante é ter um texto correto diante da norma padrão. Uma dica minha: quanto mais fácil de ler e entender, melhor é o texto!

Sua tese não ficou clara. Qual o posicionamento você vai defender em seu texto? Tente deixar isso mais claro já no último período do primeiro parágrafo. Recomendo colocar como tese já os problemas/questões que você vai apontar nos parágrafos de argumentação.

Falta conexão (coesão) entre o 1º e o 2º parágrafo.

2º parágrafo está muito expositivo. Argumente em cima do fato que você colocou nele. Como você pode concluir que "o desrespeito à morfologia religiosa das minorias avança mesmo em meados do século XXI"? Tente provar isso. Use falas de pessoas reconhecidas, como sociólogos, filósofos, etc.

Falta coesão/conexão entre o 2º e o 3º parágrafo. Recomendo uma revisão da coesão. Seu texto carece muito disso e, no ENEM, isso prejudicaria muito você na competência 4.

Para o 3º parágrafo, continuam válidas todas as observações feitas para o parágrafo anterior. Prove que "a República Federativa do Brasil caminha em marcha ao lado do genocídio e etnocídio". Aliás, o que é um 'etnocídio'? Acho que só genocídio, que é o ato de assassinar todo um povo, já deixa clara a ideia que você quer.

Além disso, tente se focar só na situação do Brasil. O uso de situações internacionais não é bem valorizada até onde eu sei.

Sobre o último parágrafo:

"Entretanto" não é um bom conectivo para iniciar parágrafo. Ainda mais o último! Parece que você vai entrar em uma contradição e vai negar tudo o que foi dito antes. "Portanto" ficaria melhor.

Não precisa dessas virgulas em "principalmente".

A proposta de solução está bem confusa e com uma formulação que piora tudo. Acho que tem a ver com a coesão mesmo, então vou parar por aqui pq tá ficando muito grande rsrs

Qualquer dúvida, só chamar :)


laurinhadmsilva17: Muitoo obgg, ajudou muito
laurinhadmsilva17: Eu usei uma introdução nota mil como base, e o autor havia citado livros logo no inicio. Não tem casos em exceção ?
laurinhadmsilva17: como assim expositivo?
arthurmgbraganca: Então, sobre o livro na introdução, é melhor usar. Se vc fizer certinho o modelo do texto (introdução, desenvolvimento/argumentação e conclusão/proposta) + repertório vc já ganha 200 na competência 2
arthurmgbraganca: Quando disse q tava "muito expositivo" é pq faltou argumentar em cima do que você trouxe para o seu texto. Resumindo, você trouxe muitas informações mas não usou elas pra defender seu ponto de vista (tese).
arthurmgbraganca: Desculpa pela demora :(
Espero ter ajudado :D
Perguntas similares