A proposta apresentada por Lévinas é a de desconstruir o pensamento que considera totalitário da filosofia grega. O “outro” passa a ser algo que não domino e a proposta é de acolhida e responsabilidade. Cada um é responsável pelo outro. De que forma o autor apresenta seu pensamento? Assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 3:
O autor abandona a ideia de homogeneidade apresentada pelos gregos, buscando inspiração nos textos do Talmude (coletânea de textos sagrados judaicos).
A responsabilidade é insubstituível, nos transformando em reféns do outro, tornando-nos completamente alienados.
Esse outro é alguém que clama por uma resposta do eu, e essa resposta tanto pode ser negativa quanto positiva. Ambas são respostas éticas.
A concepção grega nega a alteridade do outro, segundo o autor, tratando-o de forma impessoal, como se fosse um ser neutro.
O rosto do outro é expressão do Infinito e diz além do que mostra, por ser vulnerável e passivo, esperando sempre que as coisas aconteçam.A proposta apresentada por Lévinas é a de desconstruir o pensamento que considera totalitário da filosofia grega. O “outro” passa a ser algo que não domino e a proposta é de acolhida e responsabilidade. Cada um é responsável pelo outro. De que forma o autor apresenta seu pensamento? Assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 3:
O autor abandona a ideia de homogeneidade apresentada pelos gregos, buscando inspiração nos textos do Talmude (coletânea de textos sagrados judaicos).
A responsabilidade é insubstituível, nos transformando em reféns do outro, tornando-nos completamente alienados.
Esse outro é alguém que clama por uma resposta do eu, e essa resposta tanto pode ser negativa quanto positiva. Ambas são respostas éticas.
A concepção grega nega a alteridade do outro, segundo o autor, tratando-o de forma impessoal, como se fosse um ser neutro.
O rosto do outro é expressão do Infinito e diz além do que mostra, por ser vulnerável e passivo, esperando sempre que as coisas aconteçam.
Respostas
A forma que Lévinas apresenta seu pensamento sobre o outro:
Esse outro é alguém que clama por uma resposta do eu, e essa resposta tanto pode ser negativa quanto positiva. Ambas são respostas éticas.
Lévinas tem como base de todo o seu pensamento filosófico a relação com o outro: princípio de toda vinculação humana. As relações do ser humano são complexas, ou seja, a relação do Eu não é consigo mesmo, nem entre Eu e o outro apenas, mas entre diversos seres humanos, numa existência plural.
Ele propõe a ética da alteridade que, basicamente, consiste em se abrir para o outro, em especial para o que o outro apresenta de diferente, de desigual, que merece ser respeitado exatamente como se encontra, sem indiferença, descaso, repulsa ou exclusão pelas suas particularidades.
O trabalho de Lévinas foi o de demonstrar que a ética deve ser o ponto de partida de toda filosofia. Para ele a ética rompe com a ideia identidade-Ser-totalidade e dá lugar ao pensamento de que o Ser encontra seu verdadeiro sentido na sua relação com o outro, uma relação baseada na responsabilidade, de modo a não reduzir o outro .
Bons estudos!
Resposta:
O autor abandona a ideia de homogeneidade apresentada pelos gregos, buscando inspiração nos textos do Talmude (coletânea de textos sagrados judaicos).
Explicação: