• Matéria: História
  • Autor: matheuspurcino18
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
"No imenso território conquistado pelos portugueses no continente americano, a escravidão foi prática corriqueira por mais de 300 anos. Mas, se havia muitos seres humanos vivenciando das piores formas o horror da escravidão, da mesma forma existiram aqueles que se rebelaram e
conseguiram fugir. Se embrenhando mata adentro, muitos foram os escravos que conseguiram se organizar em quilombos".

Tendo em vista a escravidão africana no Brasil, assinale V para verdadeiro e F para Falso:

( ) Os quilombos se estiveram presentes onde a escravidão foi mais branda.

( ) O quilombo que se consolidou como um dos mais emblemáticos e significativos foi o Quilombo dos Palmares.

( ) Com o tempo, também se juntariam soldados que abandonaram suas funções militares, colonos perseguidos pela justiça (secular ou eclesiástica), indígenas que eram cativos e conseguiram escapar, aventureiros, degradados, enfim, uma massa heterogênea formava este espaço de resistência.





Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
F- V - F

b)
F- F - V

c)
V- V - V

d)
F- F - F

e)
F- V - V

2)
"Com o passar do tempo, o trabalho extenuante nos engenhos de cana de açúcar em conjunto com as agressões advindas de capatazes e capitães do mato , atores sociais especializados na captura e tortura de escravos, criaram as condições propícias para que atitudes de resistência das mais diversas fossem praticadas pelos cativos". Com base nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para Falso:



( ) A sabotagem era uma das formas de resistência dos escravos.

( ) A manutenção de rituais religiosos e práticas ancestrais, além de uma prática de resistência, garantiu nosso sincretismo religioso.

( ) Dado seu desaparecimento, os quilombos não podem ser reconhecidos como forma de resistência.





Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V- V - F

b)


V- F - F

c)


F- V - F

d)
V- V - V

e)


F- F - F

3)
"As convicções religiosas dos escravos eram, entretanto colocadas a duras provas quando de sua chegada ao novo mundo, onde eram batizados obrigatoriamente “para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se as doutrinas religiosas de seus mestres".

Com base nesse contexto, complete as lacunas:



O ______________ e a _________________ às doutrinas da religião do colonizador representam bem a _______________ religiosa dessa época e é presente até os dias de hoje, sempre tendo como _________________ tudo que deriva da cultura do colonizado ou escravizado.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas:

a)
sincretismo / rejeição / organização / inferior.

b)
batismo / submissão / intolerância / inferior.

c)
preconceito / submissão / tolerância / superior.

d)
estudo / educação / sinergia / inferior.

e)
batismo / educação / passividade / superior.



4)
A Lei n. 2.040, de 28 de setembro de 1871, em seu art. 4º, permitiu ao escravo a formação de um pecúlio, com o que lhe proviesse de doações, legados e heranças, e ainda com o que, por consentimento do senhor, obtivesse do seu trabalho e economias, pecúlio esse com o qual (§ 2º) poderia pleitear a sua alforria (a indenização - não havendo acordo - devendo fixar-se por arbitramento, salvo nas vendas judiciais ou nos inventários, quando então o preço seria o da avaliação).

Com base nesse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:



I. Os escravos especializados em algum ofício usufruíam de melhores condições de trabalho e social: viviam, nas cidades, como homens livres, e evitavam fugas ou revoltas.


PORQUE


II. O pecúlio – as economias que muitos escravos conseguiam guardar para comprar sua liberdade – foi uma prática muito usual neste período.

Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Alternativas:

a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.


c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Respostas

respondido por: elamambretti
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1. A escravidão africana no Brasil:

Alternativa correta: e)  F- V - V

( F ) Os quilombos só estiveram presentes onde a escravidão foi mais branda.

A palavra “quilombo” é de origem banto e quer dizer: acampamento  ou fortaleza. Foi um termo usado pelos portugueses para designar as povoações construídas pelos  escravos fugidos do cativeiro.

Os quilombos foram muitos e variavam de lugar,  tamanho, população, forma de organização e integrantes , desempenhando um importante papel  no sistema social brasileiro.

( V ) O quilombo que se consolidou como um dos mais emblemáticos e significativos foi o Quilombo dos Palmares.

( V ) Com o tempo, também se juntariam soldados que abandonaram suas funções militares, colonos perseguidos pela justiça (secular ou eclesiástica), indígenas que eram cativos e conseguiram escapar, aventureiros, degradados, enfim, uma massa heterogênea formava este espaço de resistência.

2. As formas de resistência na escravidão:

Alternativa que apresenta a sequência correta: a)  V- V - F

( V ) A sabotagem era uma das formas de resistência dos escravos.

( V ) A manutenção de rituais religiosos e práticas ancestrais, além de uma prática de resistência, garantiu nosso sincretismo religioso.

( F ) Dado seu desaparecimento, os quilombos não podem ser reconhecidos como forma de resistência.

Mesmo com muitas dificuldades, esses locais de vivencia dos antigos quilombos perpassaram o tempo e os seus descendentes continuaram a residir nas terras onde moravam seus ancestrais.

Estes espaços encerram experiências individuais de lutas para se constituírem enquanto grupos que,  a sua maneira, enfrentou desafios para resistir física e culturalmente, sendo conhecidos hoje como  quilombolas.

3). As convicções religiosas dos escravos:

a)  sincretismo / rejeição / organização / inferior.

O sincretismo e a rejeição às doutrinas da religião do colonizador representam bem a organização religiosa dessa época e é presente até os dias de hoje, sempre tendo como inferior  tudo que deriva da cultura do colonizado ou escravizado.

4. A relação entre as asserções:

d)  A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

I. incorreto. Mesmo como escravos especializados, não viviam como homens livres, nem evitam revoltas ou fugas.

II. correto. O pecúlio, isto é,  as economias que muitos escravos conseguiam guardar para comprar sua liberdade, foi muito usual no período de maior desenvolvimento urbano, devido principalmente a extração do ouro.

Bons estudos!


Marcinhaa51: Av2 1.E, 2.A, 3.B, 4.D, 5.B todas corrigidas pelo ava
respondido por: felipeesanto
20

Resposta:

1. e)  F- V - V

2. a)  V- V - F

3. b)  batismo / submissão / intolerância / inferior.

4. d)  A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

5. b)  As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Explicação:

Conferidos pelo AVA

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