1) Em um mercado encontrarmos as seguintes partes de planta a venda:
•Túberculo de batata-inglesa
•bulbo de alho
•gengibre
•raiz de mandioca
a) Quais dessas partes são usadas na propagação vegetativa? Justifique
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem da propagação vegetativa para o agricultor.
c) Cite uma vantagem e uma desvantagem da reprodução sexuada das plantas para um agricultor.
2) Compare as semelhanças e as diferenças entre a fissão e o brotamento.
Alguém me ajuda por favor?
Respostas
a. O tubérculo, que é o caule arredondado de algumas plantas, e que se desenvolvem abaixo da superfície do solo, como função de reserva de energia. Uma das partes dessa estrutura tem potencial para dar origem a um novo alimento. Além disso, a raiz de mandioca também pode ser utilizada para propagação vegetativa.
b. A propagação vegetativa, por ser um processo que se dá de forma assexuada, origina indivíduos iguais à planta-mãe. Logo, diante de pragas ou problemas ambientais, certamente o que acometeria uma planta, acometeria todas as demais. Acerca da vantagem, esse processo assexuado permite a seleção de características consideradas positivas, além de proliferação mais acelerada.
c. A reprodução sexuada de plantas permite a variabilidade genética, sendo assim, a ocorrência de pragas, por exemplo, não acometeria a todas as plantas. A desvantagem relaciona-se com o fato de ser um processo mais demorado.
2. O processo de fissão, assim como o brotamento, são processos de reprodução assexuados, em duas células iguais à célula-mãe.