Os modelos atômicos geralmente são apresentados deforma seqüencial, sem a devida discussão da ciênciacomo uma construção humana, passando-se a impressãode que um modelo atômico simplesmente sucedeu o outro,ou ainda, que o modelo mais moderno substituiu plenamenteo anterior. Qual a visão de ciência do professor que trabalhaem sala de aula dessa maneira?(A) Moderna (B) Consensual(C) Falsificacionista (D) Positivista(E) Bachelardiana
#ENADE
Respostas
Vemos que as características apresentadas como caráter linear, cumulativo e de neutralidade são características da visão
(D) Positivista
Explicação:
A visão dessa passagem sequencial mostrada pelo professor sem a devida aproximação da realidade histórica ao aluno se aproxima da relação com o positivismo pelo caráter linear, cumulativo e de neutralidade.
Não pode ser comparado com a visão moderna pois essa não aceita o caráter sucessivo, de abandono da teoria anterior, mostrado pelo professor.
A visão consensual diz que: Quando não há mais um consenso,
o paradigma entra em um período de crise até haver novo consenso, novo período de ciência normal.
Portanto, a visão descrita na questão não tem relação com a visão consensual.
A visão Falsificacionista tem como principal referencia Karl Popper, Essa visão de ciência difere da descrita na questão, pois a perspectiva linear dos modelos parte de irrefutabilidade dos modelos, já que uma substitui a outra. Outro aspecto a ser considerado é que a falseabilidade de uma teoria, na perspectiva de Popper, implica um processo experimental, o que não ocorre com os modelos atômicos modernos, pensados a partir de modelos matemáticos, não criados a partir de experimentos.
O modelo Bachelardiana tem por base o processo de compreensão de um conceito científico, no qual o sujeito passa por cinco etapas: animismo, realismo, positivismo, racionalismo complexo e racionalismo dialético.
Onde cada aluno pode estar em uma etapa, portanto ensinar para todos os alunos da mesma forma não tem ideias bachelardianas.